Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primeiro apartamento: como montar novo lar

10 de Maio de 2020 às 00:01

Primeiro apartamento: como montar novo lar Estante de cubos e revestimento vazado dão dimensão visual à sala de estar. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

O primeiro apartamento é uma conquista. Para quem conseguiu seu próprio espaço, deixá-lo agradável e com boas acomodações torna-se o segundo desafio. Apartamentos pequenos exigem soluções práticas, como móveis multiúso. Morando só, com amigos ou em um casamento, o primeiro imóvel é algo bem marcante na vida das pessoas, seja jovem ou adulto.

O arquiteto Bruno Moraes, que comanda o escritório que leva seu nome, fez de seu próprio apartamento, de 53 metros quadrados, uma mostra de experiências que desenvolveu em seus projetos. Para ele, muitas vezes na empolgação de arrumar tudo, os moradores se esquecem de que, no decorrer do dia a dia, uma série de necessidades novas aparecem. “A dica é pensar em móveis que se adaptem a essas mudanças”, afirma Bruno.

Primeiro apartamento: como montar novo lar Iluminação mereceu atenção especial no projeto, como os pendentes sobre a mesa. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

Antes de mobiliar, é importante analisar como ficará a disposição de tudo em relação às janelas. Convém deixar os armários próximos, preferencialmente de frente, para ventilar e prevenir a umidade.

Móveis e ambientes multifuncionais são úteis em apartamentos pequenos. Dentro do projeto de Bruno Moraes, o móvel atrás do sofá funciona como bar e bancada de trabalho. A estante de cubos metálicos, na sala, foi a solução para compor prateleiras, nichos e módulos fechados.

Primeiro apartamento: como montar novo lar No quarto, teto em cimento recebeu trilho para spots. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

Como a maioria começa a decorar aos poucos, a dica do arquiteto é usar luminárias que permitem mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz, como os trilhos com spots. “Eles podem ser adaptados às alterações de layout.”

O revestimento vazado, ou cobogó, é uma opção charmosa para delimitar os ambientes, sem bloqueá-los visualmente (sendo possível voltar ao layout original quando quiser). Dependendo do modelo, o cobogó pode ser uma alternativa mais prática e rápida que erguer uma parede, pois alguns já vêm com acabamento, diz Bruno.

Primeiro apartamento: como montar novo lar Eletrodomésticos ocupam pouco espaço na cozinha. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

Piso único

Outra dica é, se o imóvel for pequeno, utilizar o mesmo tipo de piso no apartamento inteiro, pois dá a impressão de amplitude e unidade visual. Exceções podem ser o banheiro e a cozinha.

Primeiro apartamento: como montar novo lar Móveis e paredes do apartamento são em tons claros. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação

O arquiteto também aconselha atenção na hora da compra do apartamento: para que lado as janelas estão voltadas, modelo de construção do prédio (se for de alvenaria estrutural, não será possível fazer tantas alterações internas), e condições das instalações hidráulicas e elétricas.

Galeria

Confira a galeria de fotos