Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pisos vinílicos e decoração trazem conforto e melhoram o astral

24 de Novembro de 2019 às 00:01

Pisos vinílicos também em mantas A coleção Wood integra a linha Imagine, que apresenta padrões sofisticados de diferentes tonalidades de madeira, como o Classic Oak Natural desta foto. Crédito da foto: Divulgação / Tarkett

O piso vinílico já conquistou o mercado residencial brasileiro, sendo bastante conhecido pelas placas e réguas, permitindo liberdade para fazer paginações em pisos e até paredes. Mas o que nem todo mundo sabe é que é possível usar também o vinílico em mantas nas casas, assim como ocorre já há tempos no mercado corporativo -- em indústrias, comércios e, principalmente, hospitais, onde sua maior durabilidade quando comparado ao carpete têxtil e ao piso laminado já está mais do que provada.

Líder mundial neste tipo de pisos, a Tarkett possui duas linhas de mantas residenciais para ambientes internos: Imagine e Decorflex. Ambas prometem unir conforto e variedade de cores, com a praticidade usual da instalação e manutenção de superfícies monolíticas -- assim chamadas por serem “uma peça só”, sem encaixes ou espaços entre as partes. Essa característica torna o piso ainda mais resistente à água, além de não possibilitar a infiltração.

Pisos vinílicos também em mantas O modelo Flanders Dark Brown. Crédito da foto: Divulgação / Tarkett

Distribuídas em rolos, as mantas renovam o piso de casa mais rapidamente, podendo ser aplicadas sobre outros tipos de revestimentos -- como o cerâmico, por exemplo. A superfície de juntas seladas e tratadas com PUR facilita a limpeza. Apesar de sua aplicação ser mais fácil do que a opção em “réguas”, é indicado o emprego de mão de obra especializada para tanto.

A opção em mantas -- que vêm em rolos -- mantém as vantagens já conhecidas do piso vinílico em placas ou réguas. Assim, reproduzem de forma muito mais real a sensação da madeira, dando até mesmo o aspecto de madeira rústica ao toque. É o fim do “toc-toc” tão comum em carpetes de madeira e pisos laminados. Muita gente refere-se ao piso vinílico como “emborrachado”, o que é um erro, pois ele não tem nada de borracha. Trata-se de um composto e PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos.

Pisos vinílicos também em mantas O piso Jura Brown, da linha Decorflex, reproduz a sensação da madeira ao toque. Crédito da foto: Divulgação / Tarkett

Conheça as linhas

A linha Imagine é distribuída em duas coleções para atender a diferentes gostos e estilos, com pisos de excelente acústica, confortável aos pés e com tecnologia antialérgica. É o caso da coleção Wood, que traz padrões sofisticados que combinam superfícies amadeiradas em diversas tonalidades, proporcionando aplicações que trazem a sensação de acolhimento característica da madeira.

Pisos vinílicos também em mantas O Love Rose, da coleção Magic. Crédito da foto: Divulgação / Tarkett

Já a Magic traz pisos coloridos e divertidos, criados especialmente para ambientes infantis, onde a segurança é fundamental -- a coleção, inclusive, possui a maior espessura da linha para proteger os pequenos.

Já na linha Decorflex os padrões são inspirados em madeiras, pedras e elementos gráficos, variedades que são multiplicadas pela possibilidade de escolher entre tons neutros e cores vibrantes.

Confira algumas dicas para empregar o piso vinílico nas paredes

O piso vinílico é reconhecido como um dos revestimentos mais versáteis do mercado, especialmente pela ampla oferta de cores e formatos, rápida instalação e baixa manutenção. Outros atributos, como o conforto térmico e a excelente acústica, fazem dele um piso capaz de agregar bem-estar às criativas paginações. Mas, você sabia que é possível utilizá-lo também nas paredes?

Paginar o ambiente com o revestimento vinílico é oportuno quando se quer variar com facilidade o acabamento de paredes internas, onde geralmente a pintura predomina. Sua versatilidade permite fazer levar desenhos, texturas e tonalidades às superfícies.

Pisos vinílicos também em mantas Um exemplo da manta vinílica aplicada no painel da TV do dormitório. Crédito da foto: Divulgação / Tarkett

“Uma boa dica é aplicar tons amadeirados de vinílico para destacar uma parede inteira. Costumamos dizer que o visual da madeira ‘aquece’ os ambientes, pois ela é capaz de estimular sensações de aconchego e acolhimento”, sugere William Silva, gerente de Assistência Técnica da fabricante Tarkett, líder mundial neste segmento.

Assim como no piso, no caso das paredes este tipo de revestimento é indicado apenas para ambientes internos. Evite áreas frequentemente expostas à umidade, como o frontão da cozinha ou o banheiro. Além disso, a superfície precisa estar preparada para receber o vinílico. Ela deve estar lisa após a aplicação de massa corrida e pintura. “É importante verificar a integridade da pintura, pois um eventual descascamento compromete a instalação”, explica Silva.

Pisos vinílicos também em mantas A decoração empregada no estande do fabricante na Exporevestir. Crédito da foto: Divulgação / Tarkett

Isso porque o piso é colado com adesivo de duplo contato à base d’água -- portanto, somente modelos colados podem ser aplicados na parede: o “clicado” só pode ser instalado no chão. “É possível aplicar as placas, réguas e até mantas nas paredes. Se a ideia é ganhar tempo, peças menores agilizam a obra”, comenta Silva.

Uma instalação mal executada pode formar bolhas ou até causar o descolamento das peças. Por isso, sempre a execute por meio de profissionais instaladores capacitados neste tipo piso e adesivo.

Galeria

Confira a galeria de fotos