Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pia de cozinha: granito, mármore ou granilite?

15 de Março de 2020 às 00:01

Pia de cozinha: granito, mármore ou granilite? Granito é preferido, por sua beleza e características. Crédito da foto: Divulgação

As pias da cozinha exigem materiais duráveis e impermeáveis, para evitar umidade. Os materiais mais usados não o granito, granilite, mármore e também o inox. Entre as pedras há cores e tonalidades diversas, que combinam com móveis e outros elementos da decoração.

O inox é prático, fácil de limpar, mas não é indicado por designers de interiores. A maiores deles prefere pedras naturais, como o granito ou o mármore.

O granilite une minerais granulados, entre eles o granito, o quartzo e o calcário em uma mistura de concreto branco e areia. É possível criar belos resultados com o granilite e aproveitar a resistência do concreto. Com um envernizamento bem feito, a estrutura torna-se impermeável e brilhante, contribuindo tanto para a beleza quanto para a funcionalidade da pia.

Novas técnicas de preparo do material garantem melhor resultado e vem ganhando espaço nas cozinhas, inclusive as mais modernas.

Mas disputa principal ocorre mesmo entre o granito e o mármore. Os dois minerais apresentam diferenças bem importantes.

Pia de cozinha: granito, mármore ou granilite? Limão e vinagre mancham o mármore. Crédito da foto: Divulgação

A pia da cozinha tem peculiaridades por causa do preparo e o manuseio de alimentos. Com isso, mantém grande contato com líquidos. E no design de interiores, na arquitetura ou na engenharia civil, deve-se levar em conta a beleza de uma estrutura versus a sua funcionalidade, esclarece o blog da Cimentos Montes Claros.

É isso que define, via de regra, qual é o melhor material para a pia da cozinha: granito ou mármore. Os dois materiais tem um bom apelo estético, mas a recomendação é maior para o granito. É uma rocha mais dura. Também se usa em pisos, inclusive para ruas. Para a decoração, no entanto, o granito perde um pouco para outros materiais.

Pia de cozinha: granito, mármore ou granilite? Granilite ganha espaço nas cozinhas. Crédito da foto: Divulgação

O mármore é um mineral mais “mole” que o granito, além de uma porosidade maior. Conforme o blog da Montes Claros, a baixa resistência aliada à beleza do mármore o torna valioso para obras de arte e detalhes na decoração.

Por ter menor dureza que o granito, o mármore se deforma com mais facilidade, sendo indicado para as áreas nas quais não haja constante manipulação. Além disso, se não tiver uma boa impermeabilização, mancha na presença de substâncias ácidas, como limão, vinagre e produtos de limpeza.

Galeria

Confira a galeria de fotos