Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paredes ganham destaque no visual de ambientes

09 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Paredes ganham destaque no visual de ambientes Sala de TV recebeu aplicação de revestimento cimentício na parede principal, com efeitos de profundidade. Crédito da foto: Luis Gomes / Divulgação

Ao decorar a casa existe receio de exagerar com revestimentos e materiais nas paredes. A receita básica é que devem ser neutras a fim de combinar com móveis e outros elementos decorativos. Contudo, as paredes podem ser as protagonistas, ganhando projeção e notoriedade.

Seja com uma cor diferente ou a aplicação de texturas e materiais diversos, a divisão entre espaços pode ser, de forma harmoniosa, o centro das atenções. Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, consideram que com criatividade e um pouco de ousada a parede pode deixar de ser uma simples coadjuvante.

No projeto de uma sala de TV, o branco predominou, mas de uma maneira diferente: a aplicação de revestimento cimentício na parede principal causou efeitos de profundidade. “Os moradores nos deram a liberdade para abusar das texturas e das formas geométricas e o resultado agradou a todos nós”, diz Renato Andrade.

Paredes ganham destaque no visual de ambientes Não muito usados, tecidos criam um clima despojado. Crédito da foto: Luis Gomes / Divulgação

Revestir a parede com um tecido é outra possibilidade. Para uma essência pautada no natural, o tecido com estampa de folhagens criou um clima despojado e jovem para a cozinha do apartamento. O papel de parede, um clássico na decoração, é um item versátil e prático e permite uma grande combinação de cores e estampas.

Mais sofisticado, a boiserie, espécie de painéis emoldurados para as paredes, é utilizada desde o século 18. O efeito continua marcante pois agrega elegância para os projetos da atualidade. Atualmente, além da madeira, há boiseries fabricados em poliestireno, material de fácil instalação. Outro clássico são as pastilhas, que seguem em alta e se adequam aos vários estilos de decoração.

Paredes ganham destaque no visual de ambientes Madeira de cor clara é versátil para vários ambientes, como salas de estar e jantar. Crédito da foto: Luis Gomes / Divulgação

Não pode faltar a madeira. Nas paredes do projeto de uma casa no litoral, os arquitetos combinaram um revestimento em madeira para as salas de estar e jantar. A cor clara da madeira iluminou o espaço. Mas é preciso cuidado, pois “ela pode escurecer ou iluminar um ambiente”, diz Erika. Também dá um ar rústico e traz sensação de conforto, completa a arquiteta.

Galeria

Confira a galeria de fotos