Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para que serve o sifão e quais os principais tipos?

05 de Janeiro de 2020 às 00:01

Para que serve o sifão e quais os principais tipos? Os tipos principais são flexível rígido. Crédito da foto: Divulgação

O sifão, usado embaixo das cubas das pias, liga o ralo ao ponto de escoamento do esgoto na parede ou no piso. A peça, geralmente de plástico ou metal, permite que a água escoe, mas permaneça sempre uma quantidade de água na tubulação, para evitar a passagem de mau cheiro ou insetos.

Existem vários tipos de sifões, conforme o site Dicas de Arquitetura. O modelo rígido é um tubo que desce em linha reta a partir do ralo e quando chega a certa altura da parede se junto a um segundo tubo, na horizontal, formando um “L”. A peça normalmente tem regulagem para ajuste na altura do ponto de escoamento de esgoto.

Há ainda modelos rígidos com uma espécie de copo acoplado, que pode ser retirado para a limpeza. Resíduos ficam acumulados nesse copo, que é removido normalmente por um sistema de rosco. O dispositivo facilita a limpeza, evitando que a passagem de água fique entupida.

Para que serve o sifão e quais os principais tipos? Oculto e com sistema de copo removível para limpeza. Crédito da foto: Divulgação

O sifão flexível é um dos mais usados. Feito em plástico ou borracha, seu preço é mais vantajoso, segundo o site de arquitetura. O tubo é flexível, como se fosse uma sanfona. A vantagem sobre o sifão rígido é que pode ser usado em situações com medidas menores ou maiores do que as exigidas normalmente (aumenta ou diminui de extensão). O sifão flexível é a única opção, no caso de bancadas muito estreitas, que ficam com a cuba bem próxima à parede.

O plástico do sifão flexível, além da cor branca, pode ter acabamento cromado, a fim de ficar visualmente parecido com o resto dos metais. Isso contribui para a decoração, principalmente de banheiros.

O sifão oculto é discreto do que os outros dois tipos. Ele fica rente à bancada, desde o ralo até a parede. O modelo é parecido com o sifão rígido e precisa de medidas específicas. Não é visto tão facilmente ao olhar de frente para a pia e assim também libera o espaço abaixo da bancada.

Para que serve o sifão e quais os principais tipos? Crédito da foto: Divulgação

No mercado há ainda tipos híbridos de sifões, flexível na parte superior (tubo vertical) e rígido na parte inferior, com sistema de copo removível para a limpeza.

Galeria

Confira a galeria de fotos