Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para dormir bem escolha a cama certa

19 de Maio de 2019 às 09:31

Para dormir bem escolha a cama certa A cama box vem se tornando objeto de desejo, pela sua beleza e uso múltiplo. Crédito da foto: Reprodução Internet

Dormir bem garante a manutenção do equilíbrio geral do organismo, consolidação da memória e ainda regula a temperatura corporal. Seja para dormir as 8h em indicadas pelos especialistas, ou um tempo menor, é preciso fazer com que essas horas sejam bem aproveitadas.

Vários fatores contribuem para o sono adequado - luz e som, ventilação, uso de materiais antialérgicos, por exemplo. Mas, certamente, a cama é um dos pontos mais importante. A arquiteta Cris Paola traz algumas dicas sobre o assunto. “A cama é a chave para o sono ser um momento de prazer e relaxamento. Para isso, é preciso considerar pelo menos dois fatores: o tamanho e o colchão certo”, revela.

É preciso que haja um espaço para circulação de, no mínimo, 60 cm de cada lado da cama. “É fundamental que ela caiba no quarto, não atrapalhe a circulação”, diz a arquiteta. De maneira geral, pode-se considerar as seguintes medidas para cama, principalmente as do tipo Box: padrão (1,88 m de comprimento X 1,38 m de largura), queen (1,98 m de comprimento X 1,58 m de largura) ou king size (2,03 m de comprimento x 1,93 de largura).

Tipos de cama

Para dormir bem escolha a cama certa A cama tradicional ainda é a mais escolhida para o quarto. Crédito da foto: Reprodução Internet

Dois modelos são os mais utilizados: a cama tradicional, com cabeceiras de diversos materiais, ou a Box, com painéis na cabeceira.

Cama tradicional: ainda é o tipo mais comum, tanto para casais quanto para solteiros, e é composta pelo trio estrado, colchão e cabeceira. “Sua principal vantagem está na leveza do seu material e na possibilidade de combiná-la com qualquer estilo decorativo”, revela a arquiteta.

Cama Box: esse modelo não tem estrado, e o colchão apoia-se sobre um estrutura em forma de caixa (box, em inglês), que - com gavetas ou como um baú - pode-se usada para guardar roupas de cama, cobertores, casacos, etc. Normalmente ela se apoia sobre seis pés, que dão mais estabilidade. A Box ocupa um espaço ligeiramente menor que o da cama tradicional, pois ela não tem as guardas laterais - é do tamanho do colchão.

Colchões de espuma ou molas

Para dormir bem escolha a cama certa Colchões de espuma de látex ou com molas ensacadas são opções confortáveis; as camas box, com o baú sob o colchão, são muito úteis. Crédito da foto: Reprodução Internet

A arquiteta alerta que de nada adianta escolher uma boa cama se esta não tiver um bom colchão: “se o colchão apresentar algum ruído, deformidade central ou nas laterais, tecido rasgado, manchas ou cheiro, chegou a hora de escolher um novo”, aconselha Cris.

Colchões com molas: com a estrutura com molas interconectadas em todo o colchão, o modelo tem durabilidade média de 4 a 5 anos. Na escolha para casais, Cris Paola diz que a opção deve ser pelo modelo com molas ensacadas individualmente. “Caso contrário, quando um se movimentar de um lado, o parceiro inevitavelmente sentirá do outro. Molas ensacadas uma a uma garantem sono tranquilo para as duas pessoas”.

Além do conforto, colchão com molas é indicado para acomodar melhor os quadris e ombros, de maneira ergonômica.

Colchão com espuma: ao invés de molas, sua base de apoio é de espuma, que cede menos ao receber uma pessoa. É importante considerar a densidade da espuma, para obter mais conforto, conservação e durabilidade - confira se há um selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), atestando que não há mistura de espumas em sua composição, e dando a densidade: D18 (para recém-nascidos e crianças até três anos), D23 (até 60kg), D28 (até 80kg), D33 (até 100kg), D45 (até 150kg).

Para dormir bem escolha a cama certa Crédito da foto: Reprodução Internet

Colchões de espuma de látex: ideal para pessoas alérgicas, por ser 100% natural; evita o acúmulo de poeira, pó, bactérias e fungos. O material se amolda e ajusta sua temperatura ao corpo.

Pensando na conservação e aumento da vida útil do colchão, use uma capa protetora, inverta a posição e o lado de uso e, se possível, retire o colchão do quarto para ventilar em uma área externa. O uso de aspirador de pó é permitido e, para lavar, procure uma empresa especializada. “Em hipótese alguma lave o colchão em casa e, ao removê-lo do quarto, tome cuidado com a exposição ao sol, para não ressecar a estrutura”. Além disso, não deixe plástico ou papelão entre o estrado e o colchão, pois isso impede a oxigenação e, com o tempo, pode danificá-lo.

Galeria

Confira a galeria de fotos