Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia muda hábitos de vida e leva o conceito Urban Jungle para os interiores

21 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Pandemia muda hábitos de vida e leva o conceito Urban Jungle para os interiores Plantas com mais folhagens se adaptam bem em qualquer ambiente. Crédito da foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus fez que com a maioria das pessoas vivesse um verdadeiro turbilhão de emoções, que incluem a difícil adaptação ao isolamento, o tempo extra passado em casa, a realidade do trabalho remoto e até a ansiedade pela vacina. Entre tantos novos hábitos, um virou o preferido de muita gente: a dedicação no cultivo das plantas.

“Como as pessoas estão mais tempo dentro de suas casas, elas passaram a dar uma atenção especial para coisas que não conseguiam na rotina normal”, esclarece Gerson Junior, proprietário da Império dos Vasos & Flora, loja especializada em plantas ornamentais paisagismo de interiores, localizada em Sorocaba. “Esse período serviu para muita gente “virar a chavinha” e começar a se interessar pelo cultivo de plantas. Quem já tinha uma intimidade, aproveitou para intensificar”.

A busca foi tão grande na Região Metropolitana de Sorocaba, que a Império dos Vasos precisou se movimentar para atender a alta demanda. O resultado foi visto no faturamento. A empresa registrou aumento de 25% em relação ao que vendia antes da pandemia. “A procura pela companhia das plantas foi tão intensa que o movimento recebeu o nome de Urban Jungle, uma tendência de decoração que consiste em incluir plantas no paisagismo de interiores como uma forma de resgatar o contato com a natureza”, explica o empresário.

Pandemia muda hábitos de vida e leva o conceito Urban Jungle para os interiores Gerson Junior, especialista no ramo, registrou aumento de 25% no faturamento. Crédito da foto: Divulgação

Boas companheiras

Para compreender essa repercussão, é preciso saber que a utilização de plantas na decoração de interiores vai mundo além do ornamental. “O consumo aumentou consideravelmente durante a pandemia porque esse é um mercado que caminha lado a lado com a emoção. Além da beleza, as plantas têm uma importante função terapêutica. Ouvimos constantes relatos de nossos clientes que conseguiram controlar a ansiedade neste período de pandemia, cuidando das plantas compradas aqui”, relata Junior.

Como começar?

Diversos tipos de plantas são fáceis de ser cultivadas dentro de casa, mas Junior dá uma dica importante aos iniciantes: “Planejamento e alguns cuidados básicos são fundamentais”, orienta. “Indico plantas com mais folhagens e, preferencialmente, com folhas mais espessas, pois exigem menos rega e se adaptam bem em qualquer ambiente”, diz o especialista que indica para os que desejam trazer um pouco do meio ambiente para o dia a dia, plantas como Pacova, Espada de São Jorge e Zamioculcas.

Junior ressalta que não há receita de bolo, há atenção e cuidado, como ter um animalzinho de estimação. As plantas também são seres vivos e precisam estar no ambiente adequado, recebendo luz, água e podas regularmente. Dessa forma, elas se mantêm saudáveis e duram por muito mais tempo. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos