Buscar no Cruzeiro

Buscar

O que é uma telha ecológica?

08 de Novembro de 2020 às 00:01

O que é uma telha ecológica? Para garantir a firmeza de um telhado ecológico, é essencial ter alguns cuidados na instalação. Crédito da foto: Divulgação / Telhanorte

Telha ecológica é aquela fabricada com material reciclado, como fibra de papel ou natural. Ela pode ser usada em coberturas de residências, galpões, barracões e canteiros de obra. Com o avanço da tecnologia, estão surgindo cada vez mais opções para criação de um telhado ecológico seguro.

Esse material inovador vem ao encontro de uma necessidade urgente do setor de construção civil: a redução da geração de resíduos e emissão de gases poluentes.

Uma telha ecológica pode ser feita de vários materiais, desde garrafa pet até embalagens tetra park. Com o avanço de pesquisas e da tecnologia, cada vez mais são criadas telhas ecológicas com novos tipos de materiais e propostas.

A telha ecológica de Tetra Park, por exemplo, já é usada na construção civil há alguns anos. Esse tipo de telha ecológica é produzida com alumínio, pet, polietileno e polinylon. A telha ecológica de fibras vegetais, assim como a telha de embalagem tetra park, também é bastante usada nas construções.

A mais conhecida do mercado é a onduline, feita com fibras vegetais e impermeabilizada com asfalto e resina termofixa. A composição da cor é feita com pigmentos naturais.

Existe também no mercado telha ecológica de plástico reciclado, que é produzida com materiais doados por empresas ou comprados de cooperativas.

E a telha ecológica com fibra de eucalipto. Com a proibição da venda do amianto no Brasil, em 2018, pesquisadores em Lavras (MG) começaram a pesquisar uma nova alternativa sustentável para a fabricação de telhas. Depois de alguns estudos, eles identificaram que a fibra de eucalipto, misturada ao calcário e ao cimento, apresenta bastante resistência.

Segundo os pesquisadores, a telha ecológica de fibra de eucalipto usa menos água em sua fabricação, tornando-se uma alternativa sustentável. Na produção de telhas com eucalipto, a água corresponde a 40% da massa de cimento. No processo convencional, é preciso o dobro.

Vantagens

A utilização da telha ecológica reduz o uso de água, concreto e madeira. Consequentemente, há também redução de custo na obra. Mas a economia da telha ecológica vai além disso. Como trata-se de material mais leve do que as telhas de cerâmica e fibrocimento, seu transporte é mais fácil, o que evita quebras durante o deslocamento.

O valor muda de acordo com o material, mas de modo geral o preço de uma telha ecológica é mais barato do que da telha de argila tradicional. Apesar de ser material mais leve, a telha ecológica apresenta resistência a quedas de objetos, goteiras e infiltrações.

Mas para garantir a firmeza do telhado ecológico, é essencial ter alguns cuidados na instalação. É fundamental seguir as recomendações do fabricante referente aos materiais, inclinação do telhado e os locais para furação.

Outro ponto importante é a identificação do sentido do vento, já que a instalação precisa ser feita na direção contrária. Para garantir maior segurança em cobertura com telha ecológica, uma dica é utilizá-la em projetos de telhado embutido.

Quando comparadas com as telhas de fibrocimento, as telhas ecológicas melhoram o conforto térmico em até 50%. Para garantir um bom resultado da telha ecológica, é recomendado incluir mantas térmicas ou isolantes na cobertura. Elas também garantem conforto acústico e impermeabilização do telhado.

A telha ecológica tem características que demandam alguns cuidados, como a inclinação diferenciada, o peso e o espaçamento rigorosamente perfeito. Por esse motivo, é necessária a contratação de mão de obra especializada. (Da Redação)