Buscar no Cruzeiro

Buscar

O que é e para que serve um cachepô? Eles são variados e coloridos

14 de Abril de 2019 às 00:01

O que é e para que serve um cachepô? Exemplos como os da foto mostram a versatilidade do objeto. Crédito da foto: Divulgação

Esconde vaso, cobre vaso - a expressão francesa ‘cache pot’ tem uma tradução não-literal com o significado de algo que se usa para esconder um vaso de plantas. Trata-se de um objeto - de cerâmica, barro, madeira, vidro, plástico, etc - dentro do qual se coloca um vaso feioso, simples ou que você não quer ver exposto em sua sala; acima de sua borda aparece apenas a planta. Um belo vaso ou recipiente para armazenar outro vaso com beleza inferior. Em português, usamos ‘cachepot’, ou o abrasileirado cachepô.

Os cachepôs são objetos com inúmeras utilidades, modelos, cores e tamanhos diferentes. Servem como objetos decorativos, de uso prático, podem ser utilizados em ambientes externos ou internos.

O que é e para que serve um cachepô? Os cachepôs são buscados não apenas pela utilidade, mas, também, pela beleza. Crédito da foto: Divulgação

Há cachepôs de cerâmica em sua cor natural de barro, há os tradicionais de madeira, e há os cachepôs modernos que possuem um design personalizado. Não há regra quando se trata de decoração inteligente e sustentável, apenas a criatividade é o limite.

Diferente dos vasos, o cachepô não é utilizado para o plantio direto das flores ou folhas - uma das razões é não ser furado. Este item transcende a decoração, uma vez que protegendo o vaso com plantio, evita que resquícios de terra ou água acabem sujando um tapete, carpete ou até mesmo piso. Além disso, os desenhos acompanham o tipo da decoração.

O que é e para que serve um cachepô? A rusticidade pode ser um atributo de um cachepô. Crédito da foto: Divulgação

“Se você apenas quer algo decorativo, indico os cachepots pequenos, utilizados em mesas de centro, apoio para revistas e livros, que são encontrados em diferentes cores e formatos, podendo dar mais vida ao local”, sugere a empresária Valéria Redivo Jordão, proprietária da Toque Final Decor.

O que é e para que serve um cachepô? Cores, formatos, materiais, os cachepôs podem ser muito variados. Crédito da foto: Divulgação

E se o objetivo requer tanto design adequado ao ambiente quanto ornamentação com plantas e flores, o indicado são os cachepôs maiores. “Estes maiores também são encontrados em muitos formatos e cores, podem ser colocados diretamente no piso, ao lado da porta, escada, ou indicando o pé direito do local, eles agregam vida e sofisticação, ainda mais unidos às plantas”, finaliza a empresária.

Galeria

Confira a galeria de fotos