Buscar no Cruzeiro

Buscar

O essencial: banheiro prático e econômico

22 de Dezembro de 2019 às 00:01

O essencial: banheiro prático e econômico O menos pode ser mais; peças acessíveis no mercado garantem um bom resultado visual. Crédito da foto: Divulgação Astra

Um banheiro funcional pode ser montado sem gastar muito em louças e bancadas que, no final das contas, podem ser dispensáveis. Predomina, principalmente entre os mais jovens, o pensamento de que menos é mais, ou de buscar apenas o essencial.

Os itens de um banheiro prático e econômico, com peças acessíveis no mercado, podem dar um bom resultado visual, sem excessos. A caixa de descarga elevada, mais usada em residências antigas, está de volta, com uma postura retrô. Existem versões modernas, de cores diferentes e que armazenam até 9 litros. A caixa elevada também libera espaço no banheiro, sem a necessidade da caixa acoplada ao vaso.

As pias e gabinetes em plástico podem ser instaladas facilmente, na linha do “faça você mesmo”. O gabinete GabFit, da Astra, por exemplo, possui cuba monobloco com saboneteira e gaveta. Também há opções de cores, para combinar com azulejos e outros elementos do banheiro.

O essencial: banheiro prático e econômico Itens do banheiro podem ser combinados com a mesma cor. Crédito da foto: Divulgação Astra

Os armários com espelho para guardar escovas de dente e outros utensílios podem ser encontrados em versões de embutir, encaixar e sobrepor, com designs variados e diferenciais como prateleiras, tipos de abertura, cores etc. As portas dos armários são reversíveis em alguns modelos da Astra. Também têm espelhos de duas faces, cantos arredondados e suporte para escovas e pastas dentais.

Para quem não vê necessidade de armário, o espelho de sobrepor tem divisórias para escovas e outros objetos. Para algumas pessoas pode ser simples demais, mas para outras é justamente a simplicidade que faz ser preferido em relação a outros mais sofisticados.

A lixeira do banheiro é outro item com uma infinidade de materiais, tamanhos, formas, designs e cores. Podem ser cestos sem ou com tampa e com diversos sistemas de abertura (tampa basculante, clic, pedal). Uma lixeira multiúso com tampa, de seis litros, cumpre sua função com eficiência. Além das cores básicas branco, azul e rosa, há modelos de cestos plásticos inclusive em padrões marmorizado e perolado.

O essencial: banheiro prático e econômico Espelho de sobrepor na parede tem divisórias para escovas. Crédito da foto: Divulgação Astra

Itens como papeleiras, porta-toalhas, porta-xampu, saboneteiras e prateleiras têm acabamento cromado, além do tradicional branco. Podem ser fixados na parede com parafusos ou com ventosas, diretamente na superfície do azulejo, e que podem ser removidos de um lugar para outro.

Uma combinação possível em um banheiro é a de duas cores, que fogem do lugar comum. Cestos de lixo, tampas de vaso sanitário, caixas de descarga, pia e armário podem ser conjugadas com as louças. Branco e preto, azul e branco, preto, cinza e preto são alguns dos contrastes. Mas há quem prefira investir no básico banheiro todo branco, com apenas alguns detalhes em outras cores.

Para valorizar a decoração do banheiro, vale ainda vasos com plantas, cortinas, tapetes e pequenos quadros. É uma maneira de tornar a simplicidade elegante, deixando o cômodo da casa usado para a higiene diária mais agradável e acolhedor.

Galeria

Confira a galeria de fotos