Buscar no Cruzeiro

Buscar

O charme do estilo industrial na cozinha

20 de Dezembro de 2020 às 00:01

O charme do estilo industrial na cozinha Os itens de uma cozinha industrial costumam ser simples, mas de visual marcante. Crédito da foto: Divulgação

Contemporâneas, as cozinhas no estilo industrial ganham cada vez mais destaque nos projetos de decoração, principalmente por acrescentar uma atmosfera mais urbana e despojada dentro de casa sem deixar de prezar pela funcionalidade do ambiente.

Engana-se quem pensa que se trata de um estilo associado somente aos mais jovens: cada vez mais pessoas têm se identificado com a estética industrial por conta da agitada rotina das grandes cidades, como se a casa “abraçasse” a metrópole que elas habitam.

Essa tendência se inspira principalmente nos Estados Unidos das décadas entre 1950 e 1970, quando a grande concentração de pessoas em Nova York obrigou milhares a buscarem moradias alternativas, como fábricas antigas, estúdios e galpões.

Traços retos

Os espaços e principalmente os materiais utilizados, como tubulações e vigas aparentes, tijolos, madeira, metais e concreto, servem como inspiração para essa decoração, que valoriza a modernidade dos traços retos com acabamentos brutos e cheios de personalidade.

A cozinha é considerada o “coração” de uma casa pois é muitas vezes um espaço associado ao bem-estar de preparar e saborear as refeições, bem como tem sido integrada cada vez mais aos ambientes sociais.

Naturalmente, uma cozinha industrial agrega a esse contexto o conceito de uma vida um pouco menos preocupada com o julgamento alheio das aparências, ou seja, propositadamente procura encontrar o prazer na “imperfeição” e na “desordem” da vida urbana.

Paleta de cores

O charme do estilo industrial na cozinha Tijolos, madeira, metais e concreto servem como inspiração para essa decoração. Crédito da foto: Divulgação / leroymerlin.com.br

O estilo industrial transita entre uma sóbria paleta de cores, como branco, preto, os diferentes tons de cinza, marrom e bege, e as cores metalizadas, como o dourado e o acobreado, por exemplo.

Para revestir as paredes, uma dica é apostar nos famosos ladrilhos hidráulicos e azulejos de metrô (subway tiles), uma alternativa mais econômica pode ser recorrer a outros modelos que imitam o visual desses revestimentos.

Mesmo quando o décor da cozinha não foi planejado no estilo industrial, é possível acrescentá-lo em detalhes como em torneiras e misturadores com o objetivo de equilibrar o conjunto em cores, harmonizando o espaço.

Acabamentos

Os itens de uma cozinha industrial costumam ser simples, mas de visual marcante. Peças e detalhes em cores foscas, acabamentos brutos ou envelhecidos são as principais opções em acabamentos para atrair o olhar nesse estilo.

Uma alternativa de cozinha além das vigas e tubulações aparentes é utilizar prateleiras vazadas e suportes para utensílios e panelas fixados nas paredes. Além de combinar perfeitamente com a decoração, essa solução irá conferir mais praticidade no dia a dia.

Como a funcionalidade é um dos pilares dessa tendência, mantenha a atenção na hora de instalar a torneira da pia da cozinha: a diferença entre a bica e a válvula da pia deve ser de pelo menos 30 cm, pois é uma margem mais confortável para manusear e lavar utensílios, panelas e alimentos com facilidade. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos