Buscar no Cruzeiro

Buscar

Não é apenas um closet, é um sonho planejado para se tornar realidade

26 de Janeiro de 2020 às 00:01

Portas transparentes ajudam na escolha mais rápida das peças. Crédito da foto: Divulgação

Um closet bem planejado é o sonho de quem precisa de espaço para guardar roupas e acessórios. Praticidade e organização são as palavras-chave para que os objetos pessoais possam ser vistos e escolhidos sem muita demora, a fim de montar o “look perfeito”.

Se não for possível incorporá-lo dentro no quarto, é possível tornar o closet uma realidade em um outro caminho da casa, diz o designer de interiores Henrique Freneda. Ele acredita que a decoração ajuda a construir essa sensação positiva dentro de casa. “Com tudo organizado, tenho certeza que a vida pessoal dos meus clientes fluirá melhor.”

Segundo o profissional, o primeiro passo é definir onde o closet será instalado. A partir daí, a próxima etapa consiste em escolher o estilo que melhor comporta todo o vestuário. Os tipos de projetos são bem diversificados: armários abertos ou fechados, com muitos espelhos, composto por prateleiras ou apenas araras, visual mais simples ou sofisticado, entre outros.

Roupas que amassam devem ir para cabides, separadamente. Crédito da foto: Divulgação

Para Freneda, “não importa se o closet é grande ou pequeno, o essencial é decorar de acordo com o estilo do usuário, além de deixá-lo funcional”, ressalta.

A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é prioridade. Por isso, é de extrema importância fazer um levantamento de tudo que será armazenado. Depois, define-se a quantidade exata de prateleiras, araras, ganchos, divisórias, cabides e gavetas para a execução do projeto de marcenaria.

Se o espaço for pequeno, o importante é apostar em soluções verticais. Uma versão sem portas, totalmente aberta, costuma ser a mais indicada. “Se a organização é a prerrogativa, nesse sistema se torna ainda mais valiosa, já que tudo ficará à mostra”, diz o designer de interiores.

Roupas com tecidos que amassam facilmente devem ser pendurados em cabides separados, que por sua vez pode seguir uma ordem por cores ou estampas. Bolsas e mochilas vão para nichos e os sapatos ganham glamour ao serem dispostos em prateleiras. “Também gosto muito dos ganchos, que são perfeitos para simplificar a rotina, já que armazenam o pijama ou uma troca de roupa rápida”, observa.

Armários sem porta facilitam na organização do dia a dia, pois tudo fica a mostra. Crédito da foto: Divulgação

Já os closets grandes não envolvem muitos mistérios. A principal preocupação está em decorar o local de acordo com o estilo de vida dos moradores. Freneda recomenda muitos espelhos para ajudar a escolher a roupa perfeita para a ocasião, além de sofás e pufes, para o conforto ao calçar sapatos, por exemplo. Quadros e esculturas marcam a personalidade no cômodo.

Os materiais mais comuns são a madeira e o MDF, que podem receber acabamentos diversos como a laca. O vidro traz um ar moderno.

A iluminação é importante, afinal é preciso ver muito bem o que se está vestindo. O ideal, segundo Freneda, é em um ponto de luz central e luzes mais específicas nos armários, com fitas de LED, que não aquecem.

Materiais mais comuns são madeira e MDF, além do vidro, que dá um ar moderno. Crédito da foto: Divulgação