Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morre o criador de um ícone mundial: a cafeteira de alumínio tipo moka

06 de Abril de 2019 às 19:31

Morre o criador de um ícone mundial O empresário italiano, Renato Bialetti. Credito da foto: Divulgação

Renato Bialetti, o empresário italiano que transformou uma cafeteira de alumínio em um design global clássico, morreu em fevereiro aos 93 anos. Renato Bialetti foi herdeiro de Afonso Bialetti, responsável por comprar a patente da cafeteira tipo moka inventada por Luigi di Ponti, em 1933. O ‘magnata do café’, como era chamado, faleceu no dia 11 daquele mês, na Suíça, e sua morte gerou um fato inusitado: suas cinzas foram colocadas numa versão gigante da popular cafeteira de alumínio, presente em todas as casas italianas e em muitos lares brasileiros também.

O design da cafeteira tornou-se um clássico, e as derivações que nasceram a partir dele também são geniais. Casa e Acabamento traz, aqui, algumas imagens do produto, e faz uma homenagem aos participantes dessa história.

Morre o criador de um ícone mundial Em uma de suas versões contemporâneas, lá está l’omino con i baffi, o homenzinho com o bigode, marca registrada. Crédito da foto: Divulgação

Uma história

Bialetti não inventou a Moka. Ele apenas tornou-a famosa. Um homem chamado Luigi di Ponti projetou o aparelho em 1933 e vendeu a patente para o pai de Renato, Alfonso Bialetti, um fornecedor de alumínio.

As vendas eram responsabilidade do Bialetti mais velho, mas Renato tinha sonhos maiores, com cheiro de café, quando assumiu o negócio nos anos 1940. Ele liderou uma enorme campanha de marketing em toda a Itália para cafeteiras, que receberam uma gravação com a caricatura charmosa de um homem de bigode - baseada em si mesmo ou em seu pai, dependendo da lenda que se tenha lido. L’omino con i baffi, o homenzinho de bigode, continua sendo um símbolo amplamente reconhecido na Itália..

Morre o criador de um ícone mundial Na imagem, uma das páginas do projeto original, da forma como foi registrado em um Escritório de Patentes. Crédito da foto: Divulgação

Um número estimado de 330 milhões de Moka já foram vendidas em todo o mundo. A urna em forma de Moka de Bialetti agora está no terreno da família em Omegna, na Itália.

Galeria

Confira a galeria de fotos