Casa e Acabamento

Monte seu kit de ferramentas para jardim

Usar equipamentos adequados facilita o serviço, aumenta o rendimento e cansa menos
Monte seu kit de ferramentas para jardim
Ferramentas, pequenas ou grandes, tornam nosso trabalho nos jardins mais fácil, agradável e produtivo; não importa o tamanho do terreno, elas são muito úteis!. Crédito da foto: Divulgação

Os jardins existem em diversas formas, cores e aromas. Eles podem existir como grandes terrenos gramados, com árvores e flores de diferentes espécies, ou como um conjunto de vasos na janela do seu apartamento. Independe do seu tamanho, todos precisam igualmente cuidado e atenção.

Leia mais  O que é e como se usa o piso vinílico?

 

Para isso, não pode faltar um kit de ferramentas para jardim em casa, ajudando na manutenção correta. Ele é formado por peças básicas, que servem tanto para os pequenos quanto para os grandes espaços, e algumas outras indicadas para os grandes terrenos.

As principais para qualquer espaço

A lista que se segue contempla as principais ferramentas:

1 – Pá: essa entra na lista de itens que não podem, de jeito algum, faltar no seu kit de jardinagem. Disponível em diferentes tamanhos e materiais (alumínio, plástico e até fibras de vidro), a pá serve para tirar ou colocar adubo na terra, abrir berços para o plantio de novas mudas, preparar buracos para a feitura de cercas, entre outros usos. Para plantio de mudas e espécies pequenas que ficam em vasos ou cachepôs, procure pelas pás de mão, menores e mais delicadas.

2 – Garfo longo ou de mão: também chamada de sancho, a versão longa serve para afofar o solo e prepará-lo para receber as plantações. É ideal para jardins maiores, pois agiliza o trabalho. O de mão é excelente para o uso em plantas de pequeno porte e para retirar ervas daninhas.

3 – Rastelo ou ancinho: pode ser encontrado em versão de mão, própria para jardins pequenos e quintais de casa. Tem o cabo menor e ergonômico para diminuir o esforço manual. Para espaços maiores, há os com hastes longas que conseguem alcançar locais que os de mão não acessam. Há, ainda, alguns que se assemelham a vassouras. Qualquer que seja o modelo, ele serve para revirar o solo e ajudar na remoção de ervas daninhas e folhas secas. Um dos momentos ideais para usá-lo é após cortar a grama, para retirar os talos cortados.

4 – Tesoura de poda: outro item básico e essencial para os cuidados diários do jardim. As tesouras específicas para poda são feitas para retirar galhos e folhas mais antigos, ajudando a plantinha a renovar suas energias e emergir em novos brotos. É importante usar a tesoura indicada para a sua plantação, árvore ou horta. Isso porque o corte deve ser feito de forma delicada, a fim de não danificar a estrutura do vegetal.

5 – Pulverizador, mangueira e regador: esses três são para a parte de rega, e importantíssimos para manter a saúde dos seus vegetais. O pulverizador é mais delicado e perfeito para borrifar as folhas das plantas; o regador é ótimo para espaços maiores e, em tamanhos maiores, poupa o esforço de ficar indo e voltando para buscar mais água; as mangueiras são excelentes para grandes jardins.

Ferramentas para jardins maiores

Monte seu kit de ferramentas para jardim
O cortador de grama é um instrumento utilíssimo. Com ele, garantimos um gramado lindo!. Crédito da foto: Divulgação

Se você está pensando em montar um kit de ferramentas para jardins grandes, então será preciso somar alguns itens que, em tamanhos maiores e mais robustos, conseguem executar o trabalho com mais facilidade.

Um deles é a enxada, normalmente usada para hortas e terrenos com grande metragem. Com ela você limpa o terreno de ervas daninhas, move a terra para aplainar caminhos entre os canteiros, e, usando suas quinas, revolve/afofa a terra no espaço onde serão plantados vegetais comestíveis, por exemplo. O enxadão é outra ferramenta útil – seu uso é, principalmente, o de revolver a terra com mais profundidade, para afofá-la e preparar os canteiros.

Para manter o seu gramado impecável não pode faltar o cortador de grama — nosso grande aliado! Ele é essencial para a manutenção do jardim: otimiza tempo, diminui o esforço manual e, tudo isso, de forma automática e fácil. Junto com ele, não abra mão do soprador de grama. Esse item é perfeito para ser usado após a poda, pois a sua função é justamente soprar todas as folhas secas e cortadas para um cantinho único, onde fica bem mais fácil recolher e jogar fora. É o substituto perfeito das vassouras, rastelos ou ancinhos.

Os muros com heras provocam um lindo efeito no jardim, mas é preciso manutenção corriqueira para deixá-los sempre bonitos e evitar que galhos e plantas não invadam outras áreas.

Para isso, faça uso dos aparadores de cerca viva, que funcionam a partir de gasolina ou bateria. Com eles, você acaba com o esforço de fazer o corte manualmente.

Outro motorizado muito usado é a motosserra. Sua indicação é para cortes em árvores, galhos e lenhas. Para manutenções mais resistentes, como as de árvores, utilize os modelos a gasolina; se você precisa de mais mobilidade, os que funcionam por bateria são os ideais. Mas é uma ferramenta de uso pesado, e pode ser perigosa no manejo. Informe-se antes sobre como usá-la corretamente.

Cuidados pessoais

Monte seu kit de ferramentas para jardim
Luvas, um chapéu, e disposição – cuidar das plantas com as ferramentas certas é sempre um prazer. Crédito da foto: Divulgação

Não são apenas as plantas que precisam de cuidado: o jardineiro também precisa se proteger.

Nós sabemos que colocar diretamente a mão na massa, mexer na terra e se aproximar ainda mais das plantas, traz uma sensação única de bem-estar. Mas, ainda que você adore esse momento, é preciso tomar alguns cuidados quando for cuidar do jardim, principalmente se você costuma usar produtos químicos na sua plantação.

Sempre que for usar as ferramentas ou fazer aplicação de produtos, coloque uma luva para proteger a sua pele e evitar ferimentos. O uso de joelheiras também é uma boa dica para quem costuma ficar bastante tempo cuidando das plantas menores.

Ah, e se você possui um jardim grande, tenha por perto um carrinho de mão: ele vai ajudar muito! (Fonte: Leroy Merlin)

Comentários

CLASSICRUZEIRO