Marceneiro amador dá dicas a iniciantes
Saber manusear corretamente as ferramentas poupa tempo no trabalho e evita acidentes; início pode ser com peças para a cozinha. Crédito da foto: Divulgação
A cultura do “faça você mesmo”, no inglês “do it yourself” (DIY), ganha adeptos no Brasil e no mundo. A marcenaria é uma das atividades em ascensão pelo movimento. As pessoas podem criar, reparar e desenvolver objetos e projetos para a residência com as próprias mãos, e assim descobrem um hobby, além de economizar pois não precisam comprar essas peças prontas.
Com mais de 170 mil inscritos em seu canal do YouTube, Rodrigo Pioto, da Marcenaria Amadora, conta que desde criança gostava de brincar com sobras de madeira e de metal para criar seus próprios brinquedos. Ele ensina como fazer utensílios e móveis para a casa. “Sou neto de carpinteiro profissional e filho de um grande marceneiro amador. Quase tudo aprendi sozinho, mas meu pai me ensinou algumas coisas também.”
A oficina de Pioto vai além de um simples espaço para construir objetos. “Gosto de passar o tempo perto das minhas máquinas revirando sobras de madeira, pensar sobre o que eu posso criar e construir, rabiscar pedaços de papel e relaxar”.
Para ele, o hobby é sinônimo de liberdade. “Construir uma peça com as próprias mãos é motivo de orgulho. É olhar para o trabalho e dizer ‘eu fiz, eu criei e eu produzi’”, comenta. As ideias para as peças vão surgindo conforme a necessidade e a criatividade.
Suporte para bicicleta: projeto bem simples e fácil de fazer. Crédito da foto: Divulgação
A pessoa pode começar por uma tábua de cortar carne, uma pequena prateleira e depois partir para algo mais elaborado. O importante é usar a criatividade para as necessidades da casa que vão surgindo: um suporte para bicicleta, por exemplo.
Segundo Pioto, é uma oportunidade de personalizar a própria casa, ou ter uma renda extra, criando maior valor para os produtos elaborados, já que são produzidos de forma totalmente artesanal. Ele ressalta a importância de usar corretamente as ferramentas, pois se poupa tempo e evita o desperdício de material.
Internet
Com a popularização da internet, sites, blogs e canais do YouTube foram criados para auxiliar as pessoas no passo a passo da produção de objetos em madeira, contribuindo para a economia criativa e geração de novas ideias.
Crédito da foto: Divulgação
“Após montar minha oficina, passei a compartilhar o meu trabalho na internet com o objetivo de influenciar e incentivar outras pessoas a realizar algo semelhante, aperfeiçoando as habilidades na arte da marcenaria”, conta.
Galeria
Confira a galeria de fotos