Buscar no Cruzeiro

Buscar

Marca lança ar-condicionado fotovoltaico

17 de Novembro de 2019 às 00:01

Marca lança ar-condicionado fotovoltaico Aparelhos GMV-Solar podem ser instalados em casas e edifícios de apartamentos. Crédito da foto: Divulgação Gree

A busca por condicionadores de ar movidos à energia solar cresce em todo o mundo, pois o aparelho gera economia na conta de luz. utiliza tecnologia fotovoltaica associada a um sistema inteligente que combina redução do consumo de eletricidade. A marca Gree segue essa tendência e lança no Brasil o GMV-Solar com solução fotovoltaica. O produto é o primeiro a contar com o avançado sistema de economia de energia.

A inovação está no sistema de controle GREE-IEMS, que alterna automaticamente entre cinco modos de operação, baseados nas condições de disponibilidade de energia solar e demanda do equipamento de ar-condicionado. A multinacional chinesa Gree tem 11 fábricas no mundo e uma no Brasil.

Segundo Alex Chen, diretor comercial da Gree no Brasil, a empresa tem investido continuamente para desenvolver e oferecer para o Brasil tecnologias avançadas em aparelhos fotovoltaicos com maior eficiência energética. “Percebemos grande potencial para esta linha de produtos no Brasil, especialmente por se tratar de um dos países com maior potencial de energia solar do mundo”, analisa a CEO da companhia, Dong Mingzhu.

O GMV--Solar utiliza tecnologia fotovoltaica associada a um sistema inteligente que combina redução do consumo de eletricidade. O controle é feito por meio do GREE G-IEMS, responsável pela geração, consumo, economia e armazenamento de energia, conexão à rede, controle integrado e comércio inteligente.

A energia fotovoltaica de sistemas convencionais é fornecida diretamente para a rede concessionária via inversores Grid-tie ao mesmo tempo que o equipamento também consome da concessionária e, no final do mês, a conta é recompensada através de créditos pelo balanço entre consumo e geração. O GMV recebe diretamente energia gerada pelos painéis solares e numa fração de segundo decide para onde vai direcioná-la. Esse processo garante uma eficiência de até 99,04% na conversão entre geração fotovoltaica e alimentação do compressor, de acordo com a Gree.

Marca lança ar-condicionado fotovoltaico Multinacional chinesa considerou potencial de luz natural no Brasil para o lançamento. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (19/2/2019)

O sistema de controle alterna automaticamente entre cinco modos de operação, baseados nas condições de disponibilidade de energia solar e demanda do equipamento de ar-condicionado.

Os modos são: 1 - ar-condicionado fotovoltaico (a energia solar produzida pelo sistema fotovoltaico é igual a consumida pelo ar-condicionado, ou seja, não consome energia elétrica da concessionária), 2 - modo ar-condicionado convencional (o ar-condicionado utiliza apenas a energia elétrica da concessionária. Sempre que utilizado a noite, o sistema ativará este modo de operação), 3 - modo ar-condicionado fotovoltaico com ajuda da rede (a geração de energia solar é insuficiente para atender o consumo e dessa maneira a diferença é complementada pela alimentação elétrica da concessionária), 4 - modo ar-condicionado e gerador de energia (a geração de energia solar excede o consumo do ar-condicionado e esse excedente é transferido para a concessionária ou para outros sistemas elétricos), 5 - modo gerador de energia solar (quando o ar-condicionado não é utilizado, a energia solar gerada pode ser utilizada por outros sistemas ou totalmente transferida para a concessionária elétrica).

Galeria

Confira a galeria de fotos