Buscar no Cruzeiro

Buscar

Madeira para uma decoração leve e moderna

30 de Agosto de 2020 às 00:01

Madeira para uma decoração leve e moderna Na cozinha, a madeira do painel para a televisão e prateleiras fixadas no teto combina com outros elementos. Crédito da foto: Divulgação

A madeira é uma velha conhecida na decoração e nos móveis. Sua utilização vem dos primórdios da humanidade. O material é conhecido, muitas vezes, por peças rústicas ou de ambientes antigos e pesados. Designers de interiores, no entanto, vêm renovando as aplicações, com painéis, divisórias, revestimentos, móveis planejados, com cores mais claras, que garantem um aspecto de leveza e modernidade à casa.

A tradicional madeira se transforma, em novas concepções que a tornam cada vez mais atual. Além disso, sua neutralidade permite combinações com outros materiais.

O blog da Telhanorte explora sugestões de uso da madeira para criar ambientes agradáveis e confortáveis. Assim como as plantas, tão utilizadas em conceitos como o Urban Jungle, a madeira dá vida aos cômodos e serve como um ponto de equilíbrio entre os materiais mais frios e artificiais. Painéis ou divisórias com relevos e desenhos geométricos, por exemplo, dão um toque todo especial. A madeira funciona ainda como isolante térmico, deixando a casa fresca no verão e quente no inverno.

Madeira para uma decoração leve e moderna Armários planejados: harmonia de formas e cores. Crédito da foto: Divulgação

É preciso porém certo cuidado para não exagerar, combinando a madeira com outros materiais, para não deixar o local visualmente carregado. Por exemplo, se você optar pelo piso, revestir a parede com o mesmo material deixará o cômodo com visual bem monótono. Ou então, a madeira pode ir para os móveis, armários e acabamentos da decoração. Uma dica é combinar piso de madeira clara com móveis em tom bem escuro, quase preto.

Os principais itens são: divisórias, painel de TV, prateleiras, bancadas, cortinas, janelas, portas, nichos e vasos. Além da escolha dos itens, a tonalidade da madeira também é importante. Pode-se combinar tons. Os mais tradicionais costumam optar por uma só tonalidade, mas mesmo assim devem ter contrastes com sofá, almofadas, cortinas ou tapete, por exemplo.

Madeira para uma decoração leve e moderna Praticidade: balcão, banquetas, gabinete e nichos. Crédito da foto: Divulgação

As madeiras de cores claras vem ganhando preferência nos últimos anos. Outra possibilidade é a pintura. A mistura de lacas mais neutras com outras mais vibrantes, traz ao cômodo um visual moderno e casual, sugere a equipe da Telhanorte.

A combinação certa de texturas e cores deixa o ambiente autêntico. O couro é material natural que traz a ideia de sofisticação, estilo e praticidade. Por isso, pode ser usados em móveis e outros objetos de madeira. Outros elementos são a cerâmica, concreto, cimento queimado, azulejo hidráulico, pedras naturais, vidro e ferro, entre outros.

Madeira para uma decoração leve e moderna Divisórias e painéis vazados criam belos efeitos. Crédito da foto: Divulgação

Se você realmente quer saber como usar madeira na decoração sem cometer qualquer falha, também é importante aprender como dar destaque a esse elemento. “Para dar o devido valor que essa matéria-prima tão rica merece, você pode usar diversos elementos, preferencialmente coloridos, para serem um contraponto à sobriedade desse material”, indica a Telhanorte.

As sugestões são o uso de plantas, tecidos, obras de arte e móveis com cores diversas. A decoração com madeira permite adaptar-se ao gosto de cada um. Por outro lado, uma paleta de cores mais neutras é charmosa e mantém um equilíbrio do conjunto. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos