Buscar no Cruzeiro

Buscar

Integração de ambientes

10 de Novembro de 2019 às 00:01

Integração de ambientes Você diria que este apartamento tem 42 m2? O segredo na ampliação dos espaços está na integração dos ambientes e em alguns truques, como o uso de espelhos e cores adequadas. Crédito da foto: Rafael GAP

Um dos maiores dilemas da atualidade na hora de montar um apartamento é saber lidar com as metragens cada vez mais enxutas dos imóveis. Conseguir aproveitar bem o (reduzido) espaço é uma das funções do profissionais de arquitetura e design. Cabe a eles oferecer soluções criativas para o morador fazer bom uso dos ambientes e até, quem sabe, transformar um inconveniente numa vantagem. Foi o que fez a arquiteta Juliana Atti, em parceria com a design de interiores Priscila Picozzi, neste projeto de um apartamento de 42 m² localizado no Grande ABC.

O imóvel, que foi recém-entregue pela construtora, não sofreu alterações em sua estrutura. Porém, precisou ser planejado com muito carinho pelas profissionais para atender às necessidades do futuro morador -- um empresário de 38 anos, que adora receber amigos em casa. Além disso, ele tinha algumas expectativas, como ter um bom closet, uma mesa de jantar, uma cozinha equipada e espaço para um bar.

Por isso, entre as características que nortearam o projeto estão a integração dos espaços, a marcenaria sob medida e funcional (para que os cômodos pudessem ser melhor ocupados e todos os pertences do cliente bem guardados), a utilização de espelhos para dar amplitude -- tudo isso numa atmosfera moderna, industrial e com muito conforto.

A paleta de cores escolhida foi clean e neutra, para reforçar a ideia de modernidade com as mesmas tonalidades de piso, parede e marcenaria em todo o apartamento, com o intuito de preservar o conceito de unificação. O contraste foi obtido com o uso pontual do preto no décor, além do azul do sofá e de detalhes em verde.

[gallery columns="1" size="medium" ids="187463,187464,187465,187466"]

O hall é sempre um dos ambientes mais difíceis de se decorar, ainda mais quando se trata de um corredor estreito. Porém, as profissionais tiveram uma ideia bem interessante: optaram por montar um mix entre chapelaria e adega. Dessa maneira, os convidados poderiam guardar seus pertences no momento em que chegassem ao apartamento.

Além disso, o morador poderia abrigar as várias garrafas de bebidas de sua coleção para servir aos visitantes. Um verdadeiro convite para um happy hour logo na entrada de casa. Uma dica: O espelho ao fundo dá a impressão que o ambiente é maior.

Por fim, como o banheiro do apartamento era mais amplo, a ideia foi deixá-lo com cara de lavabo e aproveitar para incluir a máquina de lavar roupas neste ambiente, um bom ganho de espaço.

Galeria

Confira a galeria de fotos