Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estrutura para telhado: aço ou madeira?

06 de Outubro de 2019 às 00:01

Estrutura para telhado: aço ou madeira? Metal é mais caro, tem maior durabilidade e resiste a cupins. Crédito da foto: Divulgação Eco Teto

Na escolha dos materiais e definição da estrutura para telhado de uma obra, pouca gente ainda considera a armação metálica em vez da de madeira. Apesar de parecer um pouco diferente, esse tipo de telhado, com estrutura de aço, pode ser uma alternativa viável.

Entre as vantagens do aço destaca-se a rapidez de instalação e a menor geração de resíduos, conforme informações disponíveis para os construtores no site da Regional Telhas. O tipo de estrutura normalmente é produzida em fábricas, necessitando de montagem no canteiro de obras. Comparada com a estrutura de madeira, a velocidade de execução do projeto chega a ser três vezes maior, de acordo com a Regional Telhas.

Outro ponto que merece atenção é que o uso do aço contribui para o meio ambiente, pois evita a derrubada de árvores. O custo da estrutura metálica é proporcional ao seu peso. Quanto mais leve é a armação para as telhas, mais econômica ela é. O metal precisa também de proteção contra ferrugem, para uma vida útil maior, e ao contrário da madeira, não absorve umidade. Também apresenta menos deformidades que a madeira.

Estrutura para telhado: aço ou madeira? Facilidade de montagem e preço são vantagens da madeira. Crédito da foto: Divulgação

Entre as desvantagens estão a necessidade de mão de obra especializada e de tratamento especial com tinta para garantir sua proteção contra a corrosão. O peso geralmente é maior do que a estrutura de madeira.

As vantagens da madeira em relação ao aço são o custo menor com a instalação, peso menor, facilidade de manuseio. No entanto, são aspectos negativos a possibilidade de aparecimento de cupins, apodrecimento (que pode ser acelerado pelo excesso de umidade: um vazamento no telhado, por exemplo) e maior dilatação ou contração.

A madeira continua sendo amplamente utilizada em estruturas para telhado. Mas principalmente a facilidade de montagem e a durabilidade do metal fazem com que muitos construtores escolham o material para novas obras. O preço ainda é fator decisivo. Uma madeira comum normalmente custa menos que o aço, mas se for uma madeira de lei (mais resistente) e tratada, pode ter uma alta durabilidade.

Galeria

Confira a galeria de fotos