Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escola no interior do Tocantins ganha prêmio de melhor novo edifício do mundo

19 de Maio de 2019 às 12:13

Escola no interior do Tocantins ganha prêmio de melhor novo edifício do mundo Tijolo à vista, madeira, muita luz natural e circulação de ar fazem as estruturas espaços agradáveis para se viver. Crédito da foto: Leonardo Finotti

Uma instalação escolar brasileira, projetada pelos estúdios de arquitetura Aleph Zero e Rosenbaum, ganhou o Prêmio Internacional Riba de 2018, distinção que presta homenagem aos prédios mais impressionantes e inovadores de todo o mundo.

O prêmio bienal, concedido pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos, considera os novos e melhores edifícios do mundo concluídos nos últimos dois anos, que exemplifiquem a “excelência em projeto, ambição arquitetônica e significativo impacto social”. A lista deste ano possui 62 projetos de todo o mundo, mais que o dobro do número selecionado à lista do prêmio inaugural em 2016.

A Vila das Crianças, em Formoso do Araguaia, no Tocantins, um complexo de 25.000 m² em uma região onde três ecossistemas convergem - Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica -, é a vencedora. O projeto prevê a hospedagem de até 540 crianças, muitas das quais vêm de partes remotas do país e segue a visão de seus designers de usar a arquitetura “como uma ferramenta de transformação social”. O clima da região, é considerado tropical úmido e quente, com verão chuvoso e inverno seco. Relacionado às de baixas altitudes, propicia a formação de uma cobertura vegetal onde predominam várzeas, cerrados e campos.

Canuanã, uma Escola Técnica em Agropecuária, atua em regime de internato, oferecendo aos alunos toda a infraestrutura de moradia, com dormitórios e áreas de descanso e convívio para que, além do aprendizado, os alunos também possam se sentir em casa. As moradas possuem dormitórios completos com toda a infraestrutura necessária para o descanso, convívio e organização dos alunos fora da sala de aula.

Tijolo à vista, madeira, muita luz natural e circulação de ar fazem as estruturas espaços agradáveis para se viver Crédito da foto: Leonardo Finotti

Os arquitetos trabalharam em estreita colaboração com os alunos ao desenvolver o projeto, para garantir que o resultado final lhes proporcionasse “um lar longe de casa”. “A Vila das Crianças oferece um ambiente excepcional projetado para melhorar a vida e o bem-estar das crianças da escola e ilustra o valor imensurável do bom design educacional”, disse o presidente da RIBA, Ben Derbyshire.

Aleph Zero e Rosenbaum, ambos sediados no Brasil, concluíram a Vila Infantil em 2016, para atender a Escola Canuanã, uma das 40 unidades de ensino administradas e financiadas pela Fundação Bradesco. São dois complexos idênticos, fornecendo áreas separadas para meninos e meninas. Cada grupo de edifícios é organizado em torno de três pátios sombreados, com dormitórios no piso térreo e espaços comuns no andar de cima.

As estruturas são construídas a partir de tijolos, tornando os edifícios mais baratos e sustentáveis. Outros detalhes incluem telhados de dossel emoldurados por madeira laminada cruzada, que proporcionam alívio para o clima tropical.

“Este prêmio fortalece nossa compreensão da arquitetura como uma ferramenta de transformação social, uma ferramenta que transcende a construção e cria uma profunda conexão entre os jovens e seus antepassados”, disseram Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, diretores da Rosenbaum.

Tijolo à vista, madeira, muita luz natural e circulação de ar fazem as estruturas espaços agradáveis para se viver Crédito da foto: Leonardo Finotti

“O espaço facilita a interação entre o público e o privado, e a socialização entre o coletivo, a natureza e o indivíduo, reconectando crianças e jovens às suas origens e ao ecossistema circundante‘, acrescentaram.

Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, diretores da Aleph Zero, disseram que acharam uma alegria “ver as crianças construindo o prédio e adaptando o espaço para atender às suas necessidades”.

O Prêmio Internacional RIBA foi lançado no final de 2015 , substituindo o antigo Prêmio Lubetkin. Está aberto a edifícios de qualquer tamanho, escopo e orçamento, em qualquer país e por qualquer arquiteto qualificado, desde que tenham sido concluídos nos últimos três anos. O primeiro vencedor foi Grafton Architects, para a Universidade de Ingeniería y Tecnología (UTEC) no Peru, em 2016. A Vila das Crianças é o segundo.

De alojamentos para moradias, a mudança essencial

O texto que vem a seguir é um depoimento do escritório Rosenbaum.

Fomos convidados pela Fundação Bradesco para repensar e qualificar as moradias dos estudantes na Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, Tocantins. Uma escola rural mantida há quase 40 anos, onde 540 crianças e adolescentes, filhos de caboclos e indígenas que moram na zona rural do centro oeste brasileiro, cujo deslocamento impossibilita a rotina escolar, sendo necessário o regime de internato.

Escola no interior do Tocantins ganha prêmio de melhor novo edifício do mundo Os espaços internos, grandes e iluminados, atendem às necessidades de circulação e diversão das centenas de crianças e adolescentes. Crédito da foto: Leonardo Finotti

O ponto de partida deste projeto foi a mudança do conceito de alojamento para o conceito de morada, através do uso da tecnologia social desenvolvida pelo Instituto A Gente Transforma, o Design Essencial, que entende a arquitetura como uma ferramenta de transformação social, capaz de conectar as crianças e jovens com os saberes dos seus antepassados.

Criar uma ponte entre os conhecimentos ancestrais, atualizados por meio da ciência e tecnologia, entregando um espaço de aprendizado e visão de futuro.

O processo envolveu a equipe de arquitetura Rosenbaum + Aleph Zero, alunos de Canuanã e corpo pedagógico da Fundação Bradesco, onde modelamos a solução arquitetônica, desenhando um modulo habitacional para seis crianças, embaixo de um grande telhado para criar uma enorme sombra, organizados em duas vilas, uma masculina e outra feminina.

Os dormitórios estão agrupados em estruturas de tijolos de barro sem cozimento que foram fabricados na obra utilizando a terra da própria fazenda, assentados como muxarabi nas áreas de serviço, exatamente como nas casas da região, criando conforto térmico eficiente. A estrutura de Madeira Laminada Colada (MLC), com projeto e execução da Ita Construtora, é produzida com madeira 100% de florestas de reflorestamento, tecnologia com baixo impacto ambiental.

Escola no interior do Tocantins ganha prêmio de melhor novo edifício do mundo Crédito da foto: Leonardo Finotti

O paisagismo cria nos pátios o microclima resultante do encontro de três biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal e reconecta as crianças com a biodiversidade do local.

O espaço organiza as relações entre o publico e o privado, criando espaços de convívio entre o coletivo, a natureza e o indivíduo, reconecta as crianças e os jovens às suas origens como humanidade, com ligação viva em seu ecossistema de entorno.

Galeria

Confira a galeria de fotos