Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em tempos de pandemia, como limpar estofados com eficiência?

28 de Junho de 2020 às 00:01

Em tempos de pandemia, como limpar estofados com eficiência? É preciso cuidado, pois móveis de áreas internas não podem ser molhados demais. Crédito da foto: Pixabay

Água, sabão, álcool em gel, água sanitária, receitas caseiras e uma infinidade de possibilidades na hora de realizar a limpeza da casa. Mas a pergunta que fica é: o que é mais indicado para higienização dos estofados? O que já deveria ser praxe começa a ganhar mais atenção dia após dia, com os anúncios cada vez maiores de infectados e o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil -- e a necessidade de intensificar a limpeza. Vale ressaltar que a higienização preventiva é diferente da realizada em ambientes com pessoas infectadas.

No caso dos sofás e poltronas de área interna, a limpeza rotineira é um pouco diferente, já que esse tipo de superfície não pode ser molhada abundantemente. “O mais indicado é realizar a aspiração ou lavagem a seco. Para passar o pano úmido deve-se ter cuidado com o tecido e principalmente com sua cor. Sempre optar por cores claras e usar sabão neutro”, diz Michele Rodriguez, responsável pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da fabricante de móveis Franccino. “Já no caso do couro é ideal que se use espanador ou uma flanela bem macia, evitando riscos e manchas”, complementa.

Fica vedado o uso de produtos químicos ou abrasivos como cloro, alvejantes ou limpadores multiuso, já que eles podem desgastar as fibras com o tempo. “Indicamos ainda que seja realizada impermeabilização com especialistas para evitar que líquidos e sujeiras penetrem nos estofados”, orienta Michele. Ela diz ainda que o álcool não pode ser usado em excesso em caso de tecidos impermeabilizados.

Já no caso dos tecidos em acrílico, indicados para áreas externas, a lavagem pode ocorrer na máquina de lavar com o uso de sabão neutro. “É importante ressaltar que não se deve usar secadora e nem secagem exposta ao sol”, finaliza.

Em seu site a Franccino disponibiliza o manual completo de uso e conservação das peças comercializadas pela marca. No arquivo está especificado a maneira correta de manutenção de acordo com os materiais que as peças são fabricadas. (Da Redação)