Buscar no Cruzeiro

Buscar

Drywall ajuda a economizar e reduz o tempo da obra

14 de Julho de 2019 às 00:12

Drywall ajuda a economizar e reduz o tempo da obra Facilidade para nichos e recortes nas paredes, assim como aplicações de acabamentos e revestimentos diversos, são algumas das vantagens. Crédito da foto: Divulgação

O drywall, técnica também conhecida como sistema de construção a seco, pode ser muito mais econômica do que a alvenaria (tijolos ou blocos). O método utiliza como estrutura madeira ou vigas metálicas e revestimento de gesso.

A construção a seco já é empregada em larga escala em grandes cidades brasileiras, sobretudo em edifícios comerciais e industriais, onde a velocidade é fundamental para a conclusão e entrega da obra. Nas residências fora dos grandes centros, no entanto, o drywall vem agora ganhando espaço, principalmente pela economia de material e tempo, tanto em reformas como em construções. Nos Estados Unidos e países da Europa, está presente na maioria das casas.

A economia decorre, principalmente, do fato de uma reforma com placas de gesso poder ser feita cinco vezes mais rápida, necessitando de menos trabalhadores. Uma parede para dividir ambientes, por exemplo, pode ser instalada em dois dias, enquanto uma de alvenaria demora uma semana. O uso é recomendado para partes internas, por causa das intempéries como chuva e sol. Alguns construtores usam placas cimentícias para as paredes externas, usando estrutura semelhante ao do drywall comum, só mais reforçada.

Drywall ajuda a economizar e reduz o tempo da obra Placas de gesso são usadas para o fechamento das paredes. Crédito da foto: Divulgação

Por causa da durabilidade, facilidade para montagem, entre outras questões, a qualidade do material deve ser levada em conta. A rede de lojas GypCenter, que também vende pela internet, oferece em seu site informações e dicas de como usar corretamente o drywall. Inclusive fornece cursos para construtores se especializarem nessa técnica.

Algumas das aplicações vantajosas do drywall são em acabamentos, isolamento acústico, teto e para dividir ambientes. É possível utilizar gesso acartonado para finalizar a obra, com bom acabamento. A técnica é útil para criar nichos na parede, espaços anexos, decorar o banheiro ou fechar o vão de escadas.

Dá ainda para colocar sobre a placa de gesso outros revestimentos, como pastilhas, azulejos e texturas diversas. Nesse caso, porém, é necessário produtos específicos para garantir a aderência.

Para os ambientes úmidos (banheiro e cozinha), a placa verde é a mais indicada por ter na composição aditivos hidrofugantes (que impermeabilizam). Já a placa rosa é a melhor para áreas com grande exposição ao fogo, como na cozinha. A branca pode ser usada nas demais situações.

Drywall ajuda a economizar e reduz o tempo da obra A estrutura é montada com suportes metálicos ou de madeira. Crédito da foto: Divulgação

O teto de gesso acartonado permite um rebaixamento customizado para instalar a iluminação, por exemplo. Também é possível fazer recortes para que o teto ganhe profundidade e deixe o ambiente mais sofisticado.

Como isolante acústico, o drywall vai bem em salas de aula, salas de reunião, auditórios e estúdios, deixando o ambiente mais silencioso. (Da Redação)

[irp posts="84758" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos