Buscar no Cruzeiro

Buscar

Divisórias vazadas criam efeitos decorativos

23 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Divisórias vazadas criam efeitos decorativos Cobogó modelo Angolo, da Palazzo, tem formas sóbrias e contemporâneas, que dão personalidade ao living. Crédito da foto: Divulgação

A necessidade de demarcar ambientes de uma casa sem isolá-los completamente é um dos desafios dos projetos de interiores atuais. As divisórias são versáteis e ajudam nessa tarefa, além de proporcionarem belos efeitos decorativos, pelas suas formas ousadas e criativas.

Os imóveis, principalmente apartamentos, se tornam cada vez menores e é para que sólidas paredes não reduzam ainda mais os espaços, a divisórias vazadas ao mesmo tempo demarcam os ambientes, mas mantêm a integração, como entre cozinha e sala ou cozinha e área de serviço, por exemplo.

As formas geométricas e os materiais, cada vez mais diversos e sofisticados, conseguem compor novas leituras e interpretações em projetos de interiores. Valem o estilos diferenciados desse elemento que vem sendo utilizado de maneira mais intensa na decoração.

Divisórias vazadas criam efeitos decorativos Divisória metálica delimita a sala de banho, no projeto de Henrique Freneda. Crédito da foto: Gustavo Award / Divulgação

O designer de interiores Henrique Freneda algumas soluções sobre uso de divisórias. Segundo ele, os modelos vazadas são ótimos aliados para quem deseja manter a integração entre os ambientes, mas deseja delimitar as áreas. “O recurso ajuda a separar visualmente as diferentes funções dos espaços”, diz Freneda.

É possível investir em diferentes elementos, como painéis de madeira, marcenaria, cortinas e elementos vazados. “De cimento ou louça esmaltada, os cobogós são ótimos para criar uma divisória entre o hall de entrada e a sala de estar. Também vale a pena adotá-los entre cozinhas e lavanderias.”

Antes de escolher um modelo pelo desenho ou material, é importante levar em conta algumas necessidades da casa, aconselha o designer de interiores. Para quem tem pouco espaço e precisa de lugar para armazenamento, investir em uma estante como divisória é uma boa solução. “Nesse caso, é importante procurar modelos feitos sob medida, para que não atrapalhem a circulação entre os ambientes”, de acordo com Freneda.

Quando há pouco espaço disponível, convém investir em modelos com pouca profundidade, mais estreitos. “Apostar em um painel de madeira vazado é uma boa saída para quem precisa poupar centímetros preciosos. Além de ser menor, é a escolha certa, pois garante que a iluminação e a ventilação se propaguem entre os cômodos”.

Divisórias vazadas criam efeitos decorativos Separação entre o dormitório e o closet é sutil, sem isolar completamente. Crédito da foto: Gustavo Award / Divulgação

Os elementos vazados, como cobogós ou cimentícios não bloqueiam a passagem da iluminação ou ventilação, ou bloqueiam só parcialmente. “Por serem mais resistentes, podem cumprir inclusive a função de painel de TV, por exemplo”, sugere o design de interiores.

Existem uma grande quantidade de fabricantes de divisórias vazadas, como cobogós. Os modelos são bem diversificados, em formatos e materiais que podem ser consultados em catálogos pela internet. Há, inclusive, divisórias fabricadas em fibras e plásticos reciclados, leves e que podem ser fixadas como painéis móveis.

Galeria

Confira a galeria de fotos