Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas para uma varanda gourmet prática e bonita

03 de Fevereiro de 2019 às 06:30

Dicas para uma varanda gourmet prática e bonita As varandas gourmet são espaço de reunião, conforto e praticidade, acima de tudo. Crédito da foto: Divulgação / Arq Arquitetura

Ler um bom livro, ouvir a playlist favorita ou curtir um bom papo com os amigos, enquanto se prepara um churrasco, uma macarronada, ou apenas se degusta uma cervejinha bem gelada, são excelentes razões para usufruir da varanda. O ambiente faz as vezes de quintal para quem mora em apartamento, e caiu nas graças dos moradores das grandes cidades - com isso as construtoras cada vez mais dão prioridade para o lugar. Seja grande ou pequena, a varanda é um espaço que pode ser explorado de diversas maneiras e de acordo com as prioridades dos moradores.

Entretanto, há três pontos que devem ser levados em conta na concepção do projeto de reforma: paredes, pisos e bancadas.

Dicas para uma varanda gourmet prática e bonita O colorido produz um ambiente alegre e receptivo. Crédito da foto: Divulgação / Blog Insual

Para revestir as paredes da varanda não existe uma regra específica, mas as arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, do escritório paulistano Triarq Studio Arquitetura, recomendam que, principalmente no entorno da churrasqueira, a pintura ou o revestimento, devem facilitar a manutenção, já que o local costuma ter muita fuligem e gordura. “Além disso, é fundamental que o revestimento suporte as altas temperaturas da churrasqueira ou de um forno”, recomenda Ana Paula.

A bancada é um espaço essencial para quem gosta de cozinhar. E numa varanda gourmet, que não funciona como a cozinha da residência, ela precisa de atenção especial. Ali são manuseados os ingredientes (as carnes, as saladas, temperos, etc). “Em linhas gerais, independente da área útil da churrasqueira, sempre digo que a bancadas precisa ser espaçosa. Pela necessidade de resistência à temperatura, o granito é uma pedra ideal”, completa Ana Paula.

Dicas para uma varanda gourmet prática e bonita Ambientes "clean" facilitam a limpeza e o manuseio dos materiais. Crédito da foto: Divulgação

O piso de uma varanda gourmet segue as mesmas recomendações técnicas que um de cozinha - deve ser fácil de limpar e lavar, não deve absorver sujeira e não pode ser liso (ainda mais num espaço onde se cozinha, e a presença de gordura no chão pode acontecer facilmente). Por ser uma área social, a varanda precisa de um piso que aguente bem o suporte intenso de pessoas - ele deve ser resistente. “Entre os diversos modelos no mercado de materiais e cores diferentes, porcelanato, granito ou outras pedras”,são boas opções, explica Fernanda Takadachi.

Aproveite as dicas e lembre-se: não importa o tamanho mas, sim, o conteúdo!

Galeria

Confira a galeria de fotos