Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas para cuidar bem dos tapetes e mantê-los com aspecto de novo

07 de Abril de 2019 às 06:31

Dicas para cuidar bem dos seus tapetes A limpeza eficiente exige experiência e o uso de produtos corretos. O ideal é recorrer aos serviços de profissionais especializados. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Na edição passada de Casa e Acabamento publicamos matéria com dicas sobre o uso e a escolha de tapetes. O interesse de algumas pessoas, que nos mandaram perguntas sobre como fazer a manutenção adequada deles, nos leva à publicação dessa outra reportagem. A arquiteta Ana Yoshida retorna às nossas páginas com algumas dicas, acompanhada por sua colega Daiane Antinolfi.

1) Como impermeabilizar um tapete?

Ana Yoshida: Geralmente não fazemos a impermeabilização do tapete em casa. As lojas onde eles são comprados podem recomendar empresas especializadas nesse serviço, de confiança. É importante sempre consultar o fabricante sobre o que pode ser feito ou não em tecidos específicos.

Daiane Antinolfi: A impermeabilização é uma técnica feita com resina que não deixa que a sujeira ou líquido sejam absorvidos pelas cerdas. Deve ser feita por empresa especializada, os fabricantes vão indicar se o produto pode ou não receber esse processo, alguns até indicam as empresas mais sérias para executar o serviço. Não tente você mesmo impermeabilizar em casa, os produtos são altamente inflamáveis.

2) Como manter limpo um tapete? Para uma situação que pode ser comum, uma criança derrubando comida, um cachorro fazendo necessidades, há alguma orientação?

Ana Yoshida: A rotina de limpeza da casa também deve envolver o tapete. O morador pode fazer isso usando um aspirador de pó. A lavagem pode ser feita em períodos de tempo específicos, dependendo do tecido e da recomendação do fabricante - é importante se informar sobre isso no ato da compra, a fim de manter seu produto em melhores condições por mais tempo.

Daiane Antinolfi: Como a lavagem do tapete também contribui para o desgaste da peça, é importante fazer a limpeza diária com aspirador de pó. A lavagem precisa levar em consideração as recomendações do fabricante, cada tipo de fio tem suas instruções e tempo periódico mínimo.

Dicas para cuidar bem dos seus tapetes Para limpezas mais delicadas, vinagre, água e detergente líquido podem resolver o problema. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Um borrifador com vinagre branco é sempre útil para neutralizar odores em caso de acidente com bichinhos de estimação: retire o excesso com guardanapo, e borrife o vinagre para neutralizar o odor. Uma misturazinha de um litro de água + cinco colheres de detergente líquido, com uma escovinha de cerdas macias, também pode resolver acidentes e manchas do dia a dia. De forma alguma utilize produtos de limpeza de mercado, eles são corrosivos e podem manchar.

3) Quais as dicas para tapetes em áreas íntimas, como closets e banheiros?

Ana Yoshida: No closet, principalmente, optamos por tapetes de toque bastante suave, aquecendo o piso, já que é um lugar onde o morador costuma ficar descalço. Já no banheiro prefiro tapetes com fios mais curtos, para não acumularem poeira e secarem com facilidade. Esses modelos também podem ser antiderrapantes.

Daiane Antinolfi: Acredito que a maior parte das pessoas anda descalça pelas áreas íntimas da casa, então sugiro utilizar tapetes confortáveis; dou preferência aos fios macios. Não costumo indicar tapetes de fios muito longo para os quartos, eles retém mais poeira contribuindo para alergias, já não vejo esse problema no closet. Nos banheiros é muito importante que, além de ser de fios confortáveis, tenha antiderrapante e que seja de material de qualidade, por se tratar de uma peça que será lavada mais vezes.

Galeria

Confira a galeria de fotos