Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deixa a casa mais aconchegante nos dias frios com tapetes e cobertores

21 de Julho de 2019 às 06:30

Aconchego nos dias frios Os tapetes felpudos e fofinhos transformam o ambiente e evitam o contato direto dos pés com o piso. Crédito da foto: Divulgação

Os dias mais frios do inverno pedem uma bebida quente e um refúgio aconchegante. No Brasil não é todo mundo que pode ter lareira ou um sistema completo de aquecimento em casa. Por isso, há maneiras relativamente simples de esquentar e decorar os ambientes, principalmente a sala de estar e o quarto. Assim como as roupas de inverno, o frio também pode deixar a casa muito mais elegante.

Mantas e almofadas nunca são demais. Dá para espalhar sobre o sofá ou cama. Nada melhor que uma manta para esquentar os pés ao assistir um filme na televisão comendo pipoca. É importante arejar cobertores ou mantas que ficaram guardados desde o inverno passado, estendendo-os para tomar ar ou sol antes de usá-los. Se for preciso, lave os cobertores e outras roupas de cama a fim de também tirar o mau cheiro causado pelo mofo e umidade do armário. Estas peças podem ter juntado poeira e provocar irritações e alergias.

Uma manta que combina com as cores do sofá, poltrona ou outros móveis da sala também ajudam a compor a decoração. Só não precisa ficar amontoada em um canto. O correto é deixar dobrada numa posição que possa, é claro, ser usada facilmente. Conforme as dicas do blog da C&C, as mantas e almofadas devem ter um tecido felpudo ou com toque aveludado, mais confortáveis e suaves ao toque.

Pode-se pensar que os tapetes, por estarem no chão, são peças desvalorizadas. Mas a escolha de um tapete bonito e felpudo transforma significativamente os ambientes, recomenda a equipe do marketplace Montacasa. No inverno, os tapetes protegem os pés do contato direto com o piso frio, por isso a sua importância em áreas de descanso da casa, como nos quartos, e também nos banheiros.

Aconchego nos dias frios Mantas sobre o sofá são úteis e compõem a decoração. Crédito da foto: Divulgação

As cores são capazes de transmitir sensações. O azul, por exemplo, passa tranquilidade; o amarelo, alegria, e o vermelho, intensidade e ousadia. Portanto, no inverno, as cores quentes como laranja, rosa ou coral tornam os espaços mais acolhedores, tanto nas paredes como em móveis e elementos-chave da decoração, sugere o Montacasa.

Assim como as cores, as texturas também ampliam as sensações. Elementos artesanais como handmade (tricô, crochê, etc), madeira de demolição, fibras naturais e revestimentos mais rústicos, como pedra e tijolo à vista, são apostas que não têm como dar errado para esta época.

Alguns aparelhos aliviam a sensação de frio e facilitam algumas atividades. A torneira elétrica, por exemplo, que pode ser instalada no banheiro e na cozinha (Leia matéria nesta página).

Os aquecedores também são bem-vindos nesta época. Os principais tipos são os de resistência (incandescente), cerâmico, a óleo, e o termoventilador. Alguns aparelhos de ar-condicionado modelo split têm a função quente. As torneiras elétricas e os aquecedores trazem conforto, mas por outro lado aumentam a consumo de energia. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos