fbpx
Casa e Acabamento

Decoração minimalista para quartos

Estilo foi inspirado em movimentos artísticos e prioriza o funcional e útil, sem elementos desnecessários
Decoração minimalista para quartos
Poucos móveis e cores neutras ajudam, inclusive, na tranquilidade para o sono. Crédito da foto: Divulgação

O minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos que fazem uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Na decoração, o estilo limpo e discreto, sem excessos, vai bem nos principais cômodos da casa.

No quarto, um dos ambientes mais íntimos, podemos desfrutar de bons momentos de relaxamento e tranquilidade. Por isso, é importante planejar e escolher, com carinho e cuidado, o estilo decorativo que você pretende atribuir a esse cômodo.

O minimalismo é uma das tendências atuais de decoração, que prioriza o funcional e útil, “prezando apenas por aquilo que é essencial e relevante, e valorizando a qualidade no lugar da quantidade”, conforme o blog da Casa & Construção (C&C).

Decoração minimalista para quartos
Para o dia, luz natural: à noite, luminárias favorecem concentração na leitura. Crédito da foto: Divulgação

A decoração minimalista também é indicada para pessoas que têm dificuldade em se desligar durante a noite, pois elimina o excesso de informações visuais que podem comprometer o sono.
A equipe do blog da C&C sugere como definir detalhes para deixar o quarto mais prático, funcional e moderno, seguindo as regras essenciais do minimalismo.

Leia mais  Box serve para evitar respingos e como elemento decorativo

Organização – A organização é um ponto fundamental em ambientes minimalistas. Por isso, mantenha tudo sempre em seu devido lugar e livre-se dos objetos sem utilidade que só ocupam espaço. Considere apenas os objetos que possuem uma função importante e que trazem uma sensação de bem-estar. Os itens que não se enquadrarem nessas categorias devem ser descartados.

Decoração minimalista para quartos
Cores únicas dão uma sensação de maior espaço para o quarto minimalista. Crédito da foto: Divulgação

Cores neutras – A simplicidade da decoração minimalista começa na escolha das cores. O branco é uma das cores mais utilizadas como base. A neutralidade dessa cor é capaz de realçar a decoração e, ao mesmo tempo, proporcionar a sensação de que o cômodo é mais amplo do que de fato é. Além da questão estética, o branco também é ideal para valorizar a iluminação natural. Tons neutros como cinza, bege, marrom e, até mesmo, o preto são ótimos para compor a paleta de cores, proporcionando um visual clean e equilibrado.

Leia mais  Para que serve o sifão e quais os principais tipos?

Texturas – Além de proporcionar uma sensação de conforto e aconchego, as texturas também são ótimas para quebrar a monotonia. Elas podem ser aplicadas por meio de tapetes, almofadas, cortinas, pisos e revestimentos. São muitas as possibilidades. Só é preciso tomar cuidado para não exagerar e acabar sobrecarregando visualmente.

Decoração minimalista para quartos
Pequenos detalhes são permitidos, como texturas, para quebrar a monotonia. Crédito da foto: Divulgação

Pendentes – A utilização de pendentes é ideal para valorizar e compor a decoração minimalista. Esses objetos proporcionam uma iluminação mais intimista e são ótimos para quem gosta de ler no conforto da cama. Outro ponto importante do estilo minimalista é valorizar a iluminação natural. Janelas amplas permitem a entrada de luz em todo o ambiente.

Móveis multifuncionais Uma maneira de economizar espaço e reduzir elementos no quarto são os móveis multifuncionais, a exemplo de camas com baú ou gavetas.

Comentários