Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decoração melhora ambientes e o astral dos moradores

24 de Novembro de 2019 às 00:01

Decoração melhora astral dos moradores Combinação de formas e cores expõe tipos de personalidade e gostos pessoais. Crédito da foto: João Ribeiro / Divulgação

O lar não é só uma habitação para chamar de sua. O abrigo diário, depois do trabalho, estudo ou tarefas do dia a dia, precisa ser um lugar tranquilo em que os moradores se sintam protegidos e à vontade. Na medida do possível, as pessoas deixam a casa parecida com o que pensam ou sentem. Assim como as roupas, são um retrato da personalidade. E nada melhor do que estar bem consigo mesmo.

Um ambiente alegre, elegante, descontraído, com algumas recordações, é o que a maioria quer quanto à decoração. Melhora o astral e serve de renovação para o que vem pela frente. Alguns preferem algo mais simples, outros não se contentam com pouco e dão aquele toque que pode parecer exagero à primeira vista, mas satisfaz na medida certa conforme o gosto pessoal, às vezes quase exclusivo.

Decoração melhora astral dos moradores Quadros e peças de artesanato dão exclusividade e charme à sala de estar. Crédito da foto: Hamilton Penna / Divulgação

A arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, considera que a escolha e a combinação dos elementos decorativos refletem o estilo de vida, valorização da família e amizades e até mesmo uma época. Ela lembra que a busca sempre é aprimorar por meio de ajustes e pequenas mudanças para adaptar o espaço ao atual momento dos moradores. Um quadro, novas almofadas ou tapetes são exemplos de escolhas simples que melhoram o resultado final.

Seja para iniciar uma vida a dois, receber um bebê ou adaptar a casa para a velhice, toda mudança é bem-vinda, observa Cris. “A casa sempre acompanha o estado de espírito de quem mora nela. Isso é muito importante, já que estamos em constante transformação. O que éramos há um ano, hoje já não somos mais.” Esse processo é importante para o crescimento pessoal, diz a arquiteta.

Decoração melhora astral dos moradores A escolha de móveis, objetos e a arrumação mostram o jeito de ser de cada um. Crédito da foto: Hamilton Penna / Divulgação

Na mostra Morar Mais 2019, em São Paulo, Cris conta que convidou visitantes a um exercício criativo de mudar a decoração do living seguindo alguns temas, como inverno, primavera e festas de fim de ano. Foi uma boa experiência de como cada um tem a “sua decoração”.

A arquiteta acredita que não é preciso grandes acontecimentos para renovar a decoração. Pode ser a chegada de uma nova estação, como o verão, e o convite para aproveitar a varanda com os amigos ou mesmo uma data especial, a exemplo do Natal. O importante é mudar, mesmo que seja um pequeno objeto, sugere. São os detalhes que fazem a diferença. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos