Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decoração inspirada na série Friends

15 de Setembro de 2019 às 00:01

Decoração inspirada na série Friends Itens de decoração misturam novo e antigo em projeto de Pietro Terlizzi. Crédito da foto: Guilherme Pucci / Divulgação

A série Friends fez uma legião de fãs com o humor e as personalidades dos amigos Rachel, Joey, Phoebe, Chandler, Monica e Ross. O primeiro episódio foi ao ar em 1994, e após 10 temporadas, a série terminou em 2004. O estilo de vida do grupo inspirou o público em comportamento, roupas e na decoração.

No Brasil, os ingressos para visitação da Casa Warner, em São Paulo, que celebra os 25 anos de Friends, esgotaram-se em pouco tempo. Entre 18 de setembro e 6 de outubro, dois andares dedicados ao seriado reproduzem ambientes e objetos presentes no apartamento da personagem Monica Geller, além do icônico sofá do Central Perk Café.

Sob inspiração nas bodas de prata de Friends, os arquitetos Pietro Terlizzi e Karina Korn promoveram uma análise sobre a decoração da casa da Monica. “O apê dela, onde acontece a maior parte dos encontros, traz o seu estilo de ser. Rigorosamente organizado, ele tem uma essência moderna e um aconchego que tornaram sala e cozinha, que tanto vimos nas temporadas, ambientes muito agradáveis para a convivência de todos”, diz Karina Korn, que é também é fã da série.

Karina e Pietro observam que a decoração do apartamento da Monica acompanha o estilo vintage com toques modernos. A combinação de cores, móveis e objetivos resultou em espaços descolados, agradáveis e em um estilo jovial, conforme Karina “Imagino que o décor foi pensado como um loft, com a ligação entre ambientes em uma atmosfera descontraída”, enfatiza.

O apartamento de Monica apresenta uma combinação de nuances fortes, com a predominância do roxo em paredes e portas, além da boiserie verde e do azul presente no armário da cozinha. “O uso de cores fortes requer personalidade”, afirma Pietro. Na cozinha, o armário azul de Monica segue como tendência na decoração, diz o arquiteto.

Decoração inspirada na série Friends Após dez temporadas, personagens se tornaram familiares. Crédito da foto: Divulgação Warner Bros

Outro aspecto do apartamento é a integração de ambientes sala e cozinha, inclusive pela facilidade para gravação das cenas. Sem uma parede para separar, a decoração é responsável por caracterizar cada espaço, conforme Karina.

Monica mantém um armário de cozinha aberto. Com isso, diz Pietro Terlizzi, o móvel não tem só a finalidade de guardar objetos e se torna parte da decoração. Leva-se em conta ainda o estilo despojado do armário, na linha do “menos é mais”.

O apartamento mostrado na série expõe exemplos em que o clássico recebeu toques de modernidade. Geralmente usada em tons mais claros, a boiserie, um revestimento de origem francesa, marca presença em uma meia parede pintada de verde. Na mesa de jantar, as diferentes cadeiras reforçam essa combinação.

Os arquitetos sugerem que o ideal é mesclar peças atuais e antigas. Por exemplo, se os sofás forem antigos, cabe forrá-los com tecidos novos. Caso seja o tapete um item de destaque, combine-o com sofás de linhas retas e mesa de centro de design. Tijolinhos trazem um toque vintage a qualquer decoração e pode ser evidenciado em uma parede pontual.

Galeria

Confira a galeria de fotos