Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decoração boho: o que é e como fazer

15 de Março de 2020 às 00:01

Decoração boho: o que é e como fazer Referências étnicas, hippies e orientais se misturam a elementos vintages, românticos e naturais. Crédito da foto: Divulgação

A decoração boho, bem eclética, tem sua origem na moda e virou tendência nas residências mais descoladas. O estilo Bohemian Chic -- conhecido no Brasil como boho chic ou boêmio contemporâneo -- se caracteriza por uma mistura de influências, com referências étnicas, orientais, punk e hippie, com elementos vintages, românticos ou ainda com uma pegada mais country.

O resultado dessa tendência, conforme o blog da C&C, é um visual despojado, colorido e aconchegante, “que foge dos estilos mais tradicionais e minimalistas sem perder a elegância”.

Se você curte estilos diferentes e simpatiza com a proposta de misturar cores, texturas, estampas e elementos diferentes em um mesmo ambiente, a decoração boho é um achado. Nada de muito sóbrio ou medo de arriscar-se.

Decoração boho: o que é e como fazer Estampas, peças coloridas e de artesanato compõem visual despojado de contrastes. Crédito da foto: Divulgação

“Uma ideia é optar por tons neutros, como bege, marrom, branco ou preto, para fazer a base da decoração, e a partir dela, ir criando combinações diversas que, de alguma forma, conversem entre si”, sugere a equipe do blog da C&C. Para criar contrastes, os tons de vermelho, amarelo, azul, laranja e verde remetem à natureza -- de flores e frutas -- e trazem uma sensação de bem-estar e tranquilidade.

As fibras naturais, como a palha, sisal, coco e vime, são essenciais na decoração boho. Elas proporcionam um visual bem natural e charmoso. Escolha luminárias, cestas, cadeiras e molduras feitas a partir dessas fibras naturais.

Outro elemento que não tem como faltar nesse estilo é a madeira, que também valoriza o aspecto natural. A dica é investir em móveis, objetos decorativos ou até mesmo nos pisos. A madeira ao mesmo tempo compõe ambientes sofisticados e aconchegantes. Não há muita margem para errar.

Decoração boho: o que é e como fazer Fibras vegetais e vasos com plantas são essenciais nos padrões da decoração boho. Crédito da foto: Divulgação

Um toque vintage e rústico consiste em escolher peças antigas ou exóticas. Artigos de artesanato comprados em viagens, por exemplo, dão um toque pessoal à decoração, que foge do lugar comum.

Os tecidos são materiais mais fáceis para trocar e dão aquele efeito colorido que o estilo boho exige. Tapetes, cortinas, mantas e almofadas, sempre em estampas e cores diversas, são acessórios certos para ousar no visual, sem ter que fazer mudanças mais permanentes, como troca de piso e revestimentos.

Quadros e outros objetos de arte com motivos étnicos e florais, assim como pelas artesanais (tricô e crochê incluídos) têm tudo a ver com a decoração boho.

Nada mais natural do que as plantas para marca o estilo. Dentro de casa, elas renovam os ambientes. Para uma casa mais espaçosa, vale ainda vasos grandes com folhagens que nunca saem de moda.

Galeria

Confira a galeria de fotos