Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cozinhas no estilo vintage resgatam lembranças

04 de Outubro de 2020 às 00:01

Cozinhas no estilo vintage resgatam lembranças Móveis na cozinha vintage projetada pela arquiteta Carina Dal Fabbro ressaltam detalhes como puxadores e molduras, em tonalidade suave de azul. Crédito da foto: Bruno Cardi / Divulgação

As tendências contemporâneas na decoração buscam linhas retas e uniformes, enquanto o estilo vintage traz referências antigas. Na cozinha, o estilo dos móveis da casa dos avós têm até hoje adeptos e é a prova de que os detalhes fazem a diferença. Molduras, cores tradicionais, puxadores expostos e tradicionais, combinados com o piso em mosaicos, reproduzem ambientes de décadas atrás e que soam familiares.

Sem precisar combinar com o restante da casa, a cozinha é um lugar com personalidade própria, que pode ter cor e piso diferentes do restante dos cômodos. No estilo, que compreende as décadas de 1920 a 1960, os traços podem ser evidenciados por meio da marcenaria e objetos, observa a arquiteta Carina Dal Fabbro. Quando falamos em cozinha vintage, o olhar apurado aos detalhes é extremamente importante, ressalta.

O projeto precisa exalar personalidade, conforto, além de conectar moradores e visitantes à aquela memória afetiva vivida durante a infância e a recordação da casa dos avós, entre outras, diz Carina. “Inegavelmente, este tipo de cozinha agrada muito, pois traz um conjunto de lembranças que aquece nosso coração de aconchego e amor. Somos capazes até de sentir o aroma de um bolo fresquinho saindo do forno e a atmosfera de épocas mais tranquilas”, reflete a arquiteta, com um pouco de nostalgia.

Cozinhas no estilo vintage resgatam lembranças Ladrilho hidráulico colorido no piso é uma das referências. Crédito da foto: Bruno Cardi / Divulgação

Uma das principais características das cozinhas vintage são os armários. Porém, são os detalhes que podem mudar todo o aspecto do ambiente. Em um dos projetos de Carina Dal Fabro, destacam-se as almofadas coloridas nas portas dos armários, os puxadores em formato de conchas e as portas com vidros recortados. Nas cores, o vintage conta com alguns tons mais impactantes, como o preto, e verde oliva, além de opções mais suaves como o branco, azul e verde.

No piso da cozinha, o revestimento cerâmico ou porcelanato remete aos tons amadeirados. Outra referência são os ladrilhos hidráulicos coloridos. No frontão da pia e em espaços de paredes que compreendem as bancadas, entre os armários inferiores e superiores, foram instalados revestimentos do tipo “subway tiles”, que reproduzem o estilo das estações de metrô de Nova Iorque e Paris e respondem muito bem à proposta do vintage.

Cozinhas no estilo vintage resgatam lembranças Iluminação indireta nos armários foi recurso moderno usado na decoração. Crédito da foto: Bruno Cardi / Divulgação

Ainda que os objetos entrem na unidade da decoração, o atual pode (e deve) se fazer presente. Afinal, usar eletrodomésticos mais antigos não é nada prático. A arquiteta incluiu no projeto atualidades como o cooktop, lava-louças e micro-ondas. A marcenaria “incorpora” os eletrodomésticos e abre mais espaço na bancada, para a preparação dos pratos no dia a dia da cozinha. Louças e utensílios que sigam a temática vintage, completam a decoração, diz Carina.

Na iluminação, o tradicional foi deixado de lado. A arquiteta usou a luz indireta amarela, instalada na parte de baixo do armário. Apesar de ser um recurso moderno, a iluminação indireta “contribui para um visual mais charmoso e acolhedor”, diz Carina. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos