Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cozinhas ganharam a preferência das famílias nos últimos tempos

18 de Abril de 2021 às 00:01

Cozinhas ganharam a preferência das famílias nos últimos tempos Apesar de muito amada, a cozinha em ilha é aquela que demanda mais espaço. Crédito da foto: Divulgação / JP Image

De uns tempos para cá, a cozinha ganhou protagonismo nos lares e não é para menos! Mais do que um local de preparo de refeição. É um bom espaço para conversas em família ou, quando a pandemia passar, também para receber amigos. Por isso, é essencial escolher o formato que melhor atende aos gostos e necessidades da família. “Existem diversos formatos de cozinha, cada um com sua funcionalidade, determinados pela planta do imóvel ou em reformas posteriores. Para escolher o tipo ideal, é essencial pensar nas medidas do ambiente e no estilo de vida dos moradores”, indicam as arquitetas Ieda Korman e Carina Korman.

Cozinha linear

Cozinhas ganharam a preferência das famílias nos últimos tempos A cozinha linear é o tipo ideal para apartamentos pequenos. Crédito da foto: Divulgação / JP Image

A cozinha linear é o tipo ideal para apartamentos pequenos. “Isso porque ela ocupa menos espaço, mantendo-se prática em seu manuseio”, apontam as arquitetas. Como o nome já diz, esse tipo de cozinha se configura em uma linha reta, em que o fogão, pia e geladeira ficam alinhados sobre uma bancada o que também a faz perfeita para ambientes estreitos. “Para aproveitar mais o espaço, armários superiores ou prateleiras são ótimas opções”, diz Carina Korman.

Cozinha em Ilha

Cozinhas ganharam a preferência das famílias nos últimos tempos Para lofts, a cozinha em ilha é uma boa opção. Crédito da foto: Divulgação / JP Image

Apesar de muito amada, a cozinha em ilha é aquela que demanda mais espaço. Ainda assim, é uma bela opção para ampliar e integrar ambientes. Nela, existem normalmente duas bancadas de trabalho uma encostada na parede, e outra paralela e solta no meio do ambiente, chamada de ilha. “A ilha pode assumir diferentes funções, desde uma bancada de refeições e até apoio para o trabalho, recebendo cooktop e exaustor”, indica Ieda Korman. O essencial é se atentar à circulação do espaço. É importante deixar ao menos 80 cm livres no entorno da ilha, para que a circulação e uso dos equipamentos não sejam comprometidos.

Cozinha em U

Muito funcional e com a circulação fácil e bem distribuída, a cozinha em U é perfeita para ambientes amplos e utiliza três paredes para apoiar as bancadas. “Uma de suas vantagens é possibilitar diversas superfícies de trabalho, com todos os setores da cozinha próximos”, diz Ieda Korman. Além disso, é possível dispor diversos armários e gaveteiros no projeto, deixando tudo em seu devido lugar.

Cozinha em L

Ótima para otimizar ao máximo o espaço, a cozinha em L prioriza a circulação e funciona em espaços pequenos, pois aproveita bem os cantinhos do ambiente. O ideal é apostar em móveis sob medida para esse tipo de cozinha, aproveitando cada centímetro. Seu formato em L também permite liberar espaço para uma pequena mesa de refeições, por exemplo, transformando o ambiente em uma copa-cozinha.

Galeria

Confira a galeria de fotos