Buscar no Cruzeiro

Buscar

Confira algumas dicas para dar vida nova ao quintal

06 de Janeiro de 2019 às 06:30

Verão é a estação do quintal A churrasqueira e o balcão com banquetas tornam essa área ideal para se receber os amigos. Crédito da foto: Pinterest

Em muitas casas, o quintal é um lugar desperdiçado: serve apenas para guardar coisas sem uso. Além de não aproveitar o espaço, os moradores mantêm materiais diversos acumulados que podem ajudar na proliferação de insetos e até escorpiões. Uma tarefa que será bem recompensada é transformar o quintal em uma área de lazer da casa, com plantas, rede, espreguiçadeiras e churrasqueira.

A ideia é útil para os dias de verão. Com o calor, ficar em área descoberta se torna bem melhor do que dentro de quatro paredes. Deixando o espaço -- geralmente nos fundos da casa -- mais agradável, como uma sala de estar, dá para receber amigos ou até fazer reuniões de família. É possível inclusive fazer almoços ou outras refeições debaixo de uma varanda, pérgola ou cobertura de lona.

Para dar vida ao quintal, a decoração é fundamental. Para começar, defina todos os lugares que você precisa decorar ou incluir acessórios funcionais, sugerem profissionais da C&C.

Verão é a estação do quintal Um gramado, uma pérgola e algumas plantas podem fazer do quintal o lugar mais agradável da casa. Crédito da foto: Pinterest

Quem gosta de plantas pode apostar nas seguintes espécies: margaridas, rosas, azaleias, copos de leite, girassóis e hortênsias. Se a intenção é fazer uma pequena horta, é possível apostar em sementes de temperos, verduras e legumes. Caso não haja terra livre disponível no solo, vasos e floreiras podem ser adaptados. Os jardins verticais também são opção para falta de espaço. Podem ser instalados em paredes ou suporte de madeira, também conhecido como armação.

Os pisos também são indispensáveis para o paisagismo do jardim. Os decks de madeira, por exemplo, criam um clima rústico e confortável: podem ser usados na área gourmet, em parte do próprio quintal para acomodar mesa e cadeira, ou na beira da piscina. Os decks não precisam de contrapiso, mas a recomendação é que sejam de madeira tratada para evitar desgaste excessivo pela ação do sol e da chuva.

As pedras (São Tomé, Miracema, Mineira, etc) dão um toque especial e são perfeitas para caminhos entre o jardim e a casa. Além de rústicas e de aspecto natural, elas são ásperas, portanto evitam quedas, mesmo molhadas.

Verão é a estação do quintal Os jardins verticais são boas opções quando o espaço não é tão grande quanto se gostaria. Crédito da foto: Pinterest

Para a área gourmet ou da churrasqueira, é essencial mesa e cadeiras (ou balcão e banquetas), além de uma pia com bancada, para a preparação dos alimentos.

Investir na criatividade e personalização, como um objeto decorativo antigo ou quadros, também ajuda a deixar o quintal com o jeito dos moradores.

Galeria

Confira a galeria de fotos