Buscar no Cruzeiro

Buscar

Condomínios inteligentes focam em sustentabilidade e qualidade de vida

11 de Outubro de 2020 às 00:01

Condomínios inteligentes focam em sustentabilidade e qualidade de vida Moradores contam com diversos recursos tecnológicos. Crédito da foto: Divulgação / Construtora Planeta

A construção civil nunca esteve tão empenhada em promover sustentabilidade e qualidade de vida nos empreendimentos. Com o aquecimento global e a escassez de recursos naturais, tornou-se fundamental a implantação de ações concretas em prol do meio ambiente e da preservação da vida, sobretudo em projetos residenciais.

O tema sustentabilidade, que evoca debates pelo mundo todo, deixou de ser um mero discurso politicamente correto e se transformou na maior urgência global dos últimos anos. Em tempos nos quais as temperaturas oscilam bruscamente e o número de desastres ambientais -- como as queimadas causadas pelo clima seco -- aumenta cada vez mais, não é mais permitido às pessoas negligenciar o bom uso de recursos valiosos.

Um exemplo dessa postura pode ser vista em Sorocaba, onde a Construtora Planeta está empenhada em promover a sustentabilidade por meio de seus empreendimentos e ações em prol da comunidade. O zelo e a preocupação com o meio ambiente são reais e a empresa investe em soluções ecologicamente corretas desde a fase de obras dos empreendimentos, estendendo-as e as aperfeiçoando posteriormente nos condomínios entregues e habitados.

Iniciativas sustentáveis

A construtora incentiva e dá subsídios para que seus clientes tenham hábitos saudáveis e ecologicamente corretos por meio de alguns de seus projetos que contemplam, entre outras soluções, estação de carregamento de carros elétricos; bicicletário; instalação de painéis fotovoltaicos para converter a energia solar em energia elétrica, reduzindo o consumo de energia convencional e contribuindo para o meio ambiente; iluminação das áreas comuns em LED; aquecimento de piscinas com energia solar; captação e reuso de água da chuva para irrigação dos jardins e lavagem das áreas comuns; sistema de fluxo duplo de descarga em todas as bacias sanitárias; torneiras com temporizador nas áreas comuns; bicicletário para incentivo ao deslocamento alternativo e mais saudável; pet gardens que favorecem o convívio com os animais a céu aberto e uma rotina sadia para eles; horta, pomar e área verde generosa.

Mais recursos

A Planeta investe, ainda, em elevadores inteligentes cuja tecnologia regenerativa propicia que, em determinados momentos, ao invés de consumir energia, ele gere este recurso ao edifício por meio de sua própria movimentação, devolvendo energia ao empreendimento. Em comparação com elevadores convencionais, a economia de energia pode ser de até 75%. “O nome ‘Planeta’ não nasceu por acaso. Um dos valores da construtora, e também sua missão, é contribuir com o desenvolvimento urbano, gerar emprego, fortalecer a economia e realizar o sonho das famílias sem, contudo, abrir mão de seu compromisso e responsabilidade socioambiental, crescendo de maneira sustentável, consciente, responsável e ordenada em consonância com as questões sociais e ambientais mais urgentes”, destaca o presidente da Planeta, Ricardo Guimarães. (Da Redação, com informações da assessoria de imprensa da Construtora Planeta)