Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como trocar puxadores de gavetas e portas?

29 de Dezembro de 2019 às 00:01

Como trocar puxadores de gavetas e portas? Puxadores comuns podem ser comprados em lojas de ferragens. Crédito da foto: Divulgação

Trocar os puxadores de gavetas e portas de armários ou cômodas é algo bem simples que pode ser feito com ferramentas básicas. A maioria deles é fixada com parafusos, por isso uma chave de fenda ou do tipo philips resolve.

Geralmente, a substituição do puxador é feita quando um se quebra. Pode ser difícil achar o mesmo modelo do puxador por não ser mais fabricado. A solução, neste caso, é trocar todos os puxadores de um móvel, por um tipo mais moderno, de preferência. Existe ainda a opção de colocar puxadores diferentes em um mesmo móvel e até mesmo artesanais, feitos com tampinhas de garrafa ou alça de couro, por exemplo.

Para quem prefere deixar todos os puxadores em um mesmo padrão, os lugares mais indicados para encontrá-los são as lojas de ferragens. Os puxadores de um furo são os mais fáceis de serem substituídos. Apesar de serem diferentes, o encaixe com um só parafuso facilita a tarefa. De preferência, o diâmetro do novo puxador deve ser igual ou maior que o antigo, pois a madeira fica marcada. Dessa maneira, o novo cobre a superfície do antigo.

Como trocar puxadores de gavetas e portas? Modelos ornamentados combinam melhor com móveis antigos. Crédito da foto: Divulgação

No caso dos puxadores de dois furos, é preciso prestar atenção na distância entre eles. O mais recomendado é medir o espaço entre os dois furos ou levar o puxador original até a loja para não ter erro na compra.

Os puxadores de móveis mais antigos dificilmente são encontrados nas lojas convencionais. Mas pode-se tentar em lojas especializadas de restauração de móveis antigos.

Os materiais mais comuns nos puxadores são metal, plástico, porcelana, acrílico, gesso e biscuit. Outro detalhe importante: o estilo do puxador deve combinar com o móvel. Para um móvel moderno, sem curvas, frisos ou ressaltos, um puxador mais ornamentado não cairia bem.

Galeria

Confira a galeria de fotos