Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como transformar sua cozinha sem quebra-quebra?

12 de Maio de 2019 às 06:30

Como transformar sua cozinha sem quebra-quebra? A reforma não precisa, necessariamente, de alterações estruturais. Mudanças em móveis, gabinetes, nichos para eletrodomésticos e iluminação podem ser suficientes. Crédito da foto: Divulgação

Quando se pensa em fazer uma reforma na casa, logo vem à mente o drama em que pode se transformar uma obra - muita sujeira, quebra-quebra, custos sem controle. Mas não precisa ser sempre assim. É que, ao transformar um ambiente, você pode optar por soluções mais simples, sem precisar quebrar ou remover paredes.

Se a área escolhida for a cozinha, a pedida é investir na integração dos espaços e na melhor disposição dos objetos para ganhar amplitude e funcionalidade, ainda mais se ela for pequena. Casa e Acabamento buscou algumas sugestões com os especialistas da Leroy Merlin - uma rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem com atuação mundial - para começar a sua transformação!

Aposte em uma boa iluminação

Como transformar sua cozinha sem quebra-quebra? Crédito da foto: Divulgação

Uma boa iluminação transforma qualquer ambiente. No caso da cozinha, valorizar ao máximo a entrada de luz natural, ou deixar o espaço mais iluminado, garante a sensação de um design mais amplo, assim como facilita a limpeza e a distribuição dos eletrodomésticos.

Por isso, o primeiro passo para mudar o visual da sua cozinha sem quebra-quebra é trocar as lâmpadas. Nos locais que exigem mais luminosidade, principalmente onde são preparados os alimentos, aposte em luz direcionada com uso de pendentes, de preferência com luz branca e forte.

No restante da cozinha, mantenha a iluminação mais suave e espalhada, para um ambiente mais aconchegante. Pontos de luz em armários e nichos também funcionam para criar um clima mais intimista.

Nichos e armários

Como transformar sua cozinha sem quebra-quebra? Você pode usar pendentes na iluminação ou colocar lâmpadas escondidas atrás do móvel. Crédito da foto: Divulgação

Os nichos ajudam na colocação de objetos e eletrodomésticos fora do espaço de uso imediato. E, por falar neles, esse tipo de local é uma alternativa prática para quem precisa organizar objetos e eletrodomésticos sem interferir na disposição da cozinha. Outra vantagem é que eles podem variar de tamanho e de função, de acordo com o espaço e a sua personalidade.

Os nichos de cozinha menores podem ser usados para colocar objetos de decoração mais delicados e serem colocados em pontos mais altos. Já os nichos maiores devem receber eletrodomésticos mais pesados, como lava-louças, e ser posicionados próximos ao chão.

Aliás, investir em objetos embutidos é uma forma de ganhar espaço na cozinha e facilitar a livre circulação. Além deles, você também pode utilizar alguns armários de cozinha para deixar o ambiente mais bem organizado. Os modelos aéreos são ótimos para liberar espaço de movimentação. E, com os modelos modulares, é possível transformar totalmente o local apenas com uma nova disposição das peças.

Também é possível aproveitar os gabinetes de cozinha combinados com os armários e nichos para organizar o espaço.

A praticidade dos revestimentos autoadesivos

Como transformar sua cozinha sem quebra-quebra? Uma ilha é uma bancada de trabalho em uma cozinha, isolada das paredes, que reúne, por exemplo, pia, fogão (cooktop) e, no caso da foto, uma mesa retrátil. Crédito da foto: Divulgação

Se a ideia for dar mais cor e vida à cozinha, os revestimentos adesivos podem ajudar nessa missão. Eles são de fácil colocação e baixa manutenção, evitando assim o quebra-quebra e reformas pesadas nos ambientes.

As pastilhas autoadesivas, por exemplo, são fáceis de aplicar e não necessitam de nenhum tipo de cimento, podendo ser colocadas por cima de azulejos já presentes nas suas paredes.

E não é necessário revestir a cozinha inteira, se não quiser. Você pode escolher apenas uma parede ou até mesmo uma parte dela para decorar. Estampados ou em cores únicas, os revestimentos valorizam inclusive os organizadores e demais objetos da cozinha.

Ilhas são ótimas para unir ambientes

Como transformar sua cozinha sem quebra-quebra? A pequena mesa pode ser usada como bancada de trabalho, e os armários e nichos podem guardar eletrodomésticos. Multiuso é uma qualidade a se buscar em reformas sem quebra-quebra. Crédito da foto: Divulgação

A cozinha no estilo americano é um dos grandes sonhos de quem quer um ambiente mais contemporâneo. E não é difícil criar uma ilha para o preparo de alimentos na sua casa!

Esses móveis podem já vir com um espaço para encaixar o seu fogão, ou mesmo com espaços na parte de baixo para que você possa armazenar mantimentos, potes, panelas e outros objetos que utiliza no seu dia a dia.

Para quem pretende deixar o espaço ainda mais versátil, também vale usar uma bancada de cozinha como ilha, equipando-a com eletrodomésticos mais modernos. Com um cooktop ou forno de embutir, por exemplo é possível aproveitar melhor o espaço. Esta, inclusive, é uma opção muito indicada para apartamentos ou casas pequenos.

E, até mesmo a coifa com um design moderno, que muitas vezes é um item esquecido na hora de decorar a cozinha, além impedir que a gordura e a fumaça das refeições se espalhem, pode fazer parte da transformação do ambiente. Por isso, aposte também nos eletrodomésticos da cozinha para renovar seu espaço!

Galeria

Confira a galeria de fotos