Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como tapar furos na parede? Confira 7 formas de consertar buracos

03 de Agosto de 2022 às 00:01
Da Redação [email protected]

Fazer furos na parede é algo bastante comum, afinal, somente assim é possível fixar quadros, prateleiras, nichos, armários aéreos, entre outros elementos de decoração. Em alguns casos, o buraco fica numa posição errada por falha de marcação, por isso é necessário apostar em medidas de conserto para resolver o problema.

Você fez um buraco na parede e não sabe como consertar? Aprenda como tapar furos na parede, colocando em prática técnicas de conserto bem fáceis, rápidas e baratas. Seguindo as dicas, você economiza tempo e dinheiro.

Confira sete dicas práticas:

Com gesso

Tapar os buracos da parede com gesso é o método mais usado por pedreiros e maridos de aluguel. A técnica não tem segredo e garante um resultado profissional para o acabamento. O gesso tapa o buraco e deixa a superfície uniforme de novo.

Compre gesso comum, coloque-o dentro de um recipiente e misture com um pouco de água, até obter uma pasta homogênea. Faça essa mistura de forma bem ágil, afinal, o gesso é um material que seca muito rápido.

Com a ajuda de uma espátula, aplique o gesso nos buracos. Lembre-se de remover os excessos para que o acabamento fique bem alinhado. Espere o gesso secar completamente. Após a secagem, você só precisa pegar uma lixa e passar por toda a área com gesso. Dessa forma, a parede ficará lisinha e pronta para receber uma nova pintura.

Com massa corrida

Depois de passar a massa corrida, lixe bem para nivelar a superfície. Tapar furos de prego na parede com massa corrida é bem simples, mas alguns cuidados no passo a passo fazem toda a diferença para o resultado final. Escolha uma massa PVA no caso de ambientes internos. Se o buraco estiver em uma parede externa, a recomendação é usar massa acrílica, pois ela é mais dura e resistente.

Delimite a área que será tapada, utilizando pedaços de fita crepe. Na sequência, passe uma lixa com gramatura 150 por todo o buraco. Preencha o furo com massa corrida. Depois, faça o acabamento com a espátula, alisando bem a superfície. Deixe um pouco de excesso.

Espere a massa secar bem, remova a fita creme e aplique novamente a lixa 150. Faça isso até obter a altura adequada. O uso de massa corrida é indicado, inclusive, para tapar furos na parede de azulejos.

Com reboque

O reboco é recomendado para grandes buracos e fissuras. Você está querendo consertar os buracos grandes na parede, mas não sabe como fazer isso? Então aposte na aplicação de reboco. Essa dica serve principalmente para os furos grandes, que estão descascando e não podem ser consertados apenas com gesso. Inicie o trabalho preparando a massa para reboco. Para isso, misture areia, cal e cimento e aditivo (medida: 3+2+1 e aditivo). Em seguida, acrescente um pouco de água, até formar uma mistura pastosa e homogênea.

Com a ajuda de uma espátula, passe o reboco sobre a área com buracos, até cobrir toda a superfície de maneira uniforme. Aplique a massa corrida sobre o reboco, buscando sempre um nivelamento para não deixar o acabamento com a aparência de “remendado”. Se for necessário aplique uma segunda demão de massa corrida.

Após a secagem, passe uma lixa para massa corrida 150 pela superfície, até remover todas as rebarbas. Feito isso, a parede estará pronta para receber uma nova pintura.

Com Multimassa

No mercado de construção, é possível encontrar produtos para tapar furos na parede, como é o caso da Multimassa Tapa Tudo. É um tipo de cola acrílica, que se adapta a diferentes superfícies e permite fazer uma correção de forma rápida, sem risco de rachaduras ou retração.

Com giz escolar

Usar giz escolar é o melhor método caseiro. O giz de lousa tem “mil e uma utilidades” dentro de casa, sendo que uma delas é de tapar furos na parede. Para fazer isso é bem simples: pegue o giz escolar branco, molhe na água e passe no buraco. Force bem os movimentos, até que o giz comece a se desmanchar e penetre no buraco. O giz escolar deixa um resultado uniforme na parede, afinal, ele tem gesso na sua composição. Depois de fazer esse pequeno conserto, é só pintar a parede com a cor da sua preferência.

Com pasta de dente

Usar pasta de dente para tapar buraco é muito comum. Você não tem como comprar gesso ou massa corrida? Então aposte em uma técnica caseira para tapar buracos na parede: a aplicação de pasta de dente branca. Esse produto permite preencher o furo e ainda fazer um leve acabamento, mas o resultado não é profissional.

Com sabonete branco

Há quem use sabonete branco para tapar buraco. O sabonete branco em barra também costuma ser utilizado para pequenos consertos na parede, mas nem sempre garante uma superfície nivelada. (Fonte: https://casaefesta.com)

Galeria

Confira a galeria de fotos