Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como reparar uma porta empenada?

15 de Dezembro de 2019 às 00:01

Como reparar uma porta empenada? Porta precisa ser desmontada se o problema for maior. Crédito da foto: Divulgação

Em períodos de chuva, em que a umidade do ar aumenta, ou no inverno, por causa do frio, as portas de madeira costumam dilatar. É um processo natural. A madeira é um material que tem a característica de liberar e absorver água conforme as condições do ambiente externo.

Se a porta de madeira não se encaixa nos batentes ao fechar, ela não precisa ser trocada se o empenamento não foi grade. A diferença pode ser de alguns milímetros. Como a porta não pode ser fechada corretamente, é preciso uma solução. Se a diferença for mínima, um pouco de força a mais ao fechar pode resolver, até que o frio ou umidade diminua. Ou seja, o problema pode se revolver sozinho.

Caso o problema persistir, uma lixa ou lima pode resolver, tirando somente o excesso, ou seja, o ponto da porta onde não se encaixa. Deve-se tomar cuidado para desbastar o mínimo possível. Se a porta ou o batente forem pintados, é necessário um retoque.

O mesmo problema pode ocorrer entre a porta e o piso. A lixa ou lima pode ser passada então na parte de baixo da porta, com cuidado para não riscar o piso. Como a parte inferior da porta não é visível nem pintada não é necessário retoque. Se forem pequenos, os reparos podem ser feitos com a porta no lugar. Para dilatações maiores, no entanto, o serviço é melhor executado retirando a porta, para isso desmontando as dobradiças, e usando uma desempenadeira.

Há casos ainda de portas empenadas que rangem. A recomendação é lubrificar as dobradiças. Se ainda assim persistir o ruído, pode ser preciso um ajuste nos parafusos das dobradiças.

Como reparar uma porta empenada? Problema ocorre ao fechar, no encaixe com o batente. Crédito da foto: Divulgação

É comum ainda portas que enroscam no canto superior do batente. É uma queixa corriqueira pois o peso da porte tende a puxá-la para baixo. A solução rápida é retirar um ou dois dos parafusos que prendem a dobradiça ao batente (geralmente são três). O ideal, no entanto, é substituir esses parafusos por novos, mais longos, a fim de atravessar todo o batente, garantindo maior sustentação, conforme orientações da fabricante de ferragens Hafele.

Além desses cuidados, deve-se verificar se a porta está diretamente exposta às intempéries climáticas, como chuva e umidade. A falta de sol também pode ser um problema, pois a madeira não consegue se secar totalmente.

Galeria

Confira a galeria de fotos