Casa e Acabamento

Como pintar azulejos e criar novo ambiente no banheiro e cozinha

Como pintar azulejos e criar novo ambiente no banheiro e cozinha
A tonalidade das paredes é uma característica que modifica o ambiente inteiro. A escolha da tinta é importante. Crédito da foto: Divulgação / Leroy Merlin

O revestimento tradicional para cozinhas e banheiros é o azulejo branco, já que é de fácil manutenção e passa uma sensação de limpeza, super bem-vinda nesses cômodos. A adição de cor, porém, torna eles mais bonitos, modernos e aconchegantes. Que tal aprender como pintar azulejos e renovar seus ambientes?

Foi-se o tempo em que essa renovação envolvia um quebra-quebra caro e inconveniente. Revestimentos como pastilhas e adesivos próprios são baratos e não necessitam de ajuda profissional para a aplicação. Mas uma alternativa fácil e durável para mudar completamente a cara do cômodo é pintar os azulejos, renovando completamente seu banheiro ou sua cozinha. E o melhor: assim como os adesivos, todo o processo pode ser feito por você mesmo.

Cores e o acabamento

A tonalidade das paredes é uma característica que modifica o ambiente inteiro, por isso, antes de aprender como pintar azulejos, é importante se atentar a escolha da tinta. Em geral, cozinhas e banheiros não possuem elementos extremamente coloridos, o que te dá a possibilidade de ousar ao máximo nas cores. Mas, caso o seu objetivo seja apenas renovar azulejos velhos e desgastados, tons como o branco e o bege são os mais úteis.

Leia mais  Projetos devem priorizar detalhes para a instalação e cabeamento de internet e TV

A cozinha é um cômodo muito usado para socializar com amigos e familiares, por isso pede tons mais quentes e aconchegantes. Já no banheiro, em geral, utilizam-se cores mais clássicas. Além disso, as tintas estão disponíveis nos acabamentos foscos, brilhantes ou acetinados e é importante dar atenção a esse detalhe, que pode influenciar no aspecto e durabilidade da sua mudança.

Tintas foscas são coringas e as ótimas para esconder imperfeições e irregularidades. Mas, caso você queira deixar seu cômodo vibrante, os acabamentos brilhantes são a melhor alternativa (além de serem facilmente laváveis). Já o acabamento acetinado é uma ótima escolha se a sua intenção é criar um cômodo mais sofisticado.

Tinta correta

Como qualquer renovação desse tipo, saber como pintar azulejos requer alguns cuidados especiais. Dois tipos de tinta são utilizadas diretamente no revestimento: uma tinta própria, também conhecida como PU, ou a époxi, mais popular e de fácil acesso.

As tonalidades desses produtos, porém, são limitadas: caso a sua cor escolhida não esteja disponível, é possível passar uma primeira demão de PU ou époxi e depois pintar por cima com a tinta comum. Claro que a duração média dessa renovação (aproximadamente cinco anos) cairá um pouco, mas você terá a cor que tanto quer.

Leia mais  Cozinhas ganharam a preferência das famílias nos últimos tempos

Outro aspecto importante de observar, antes de pôr a mão na massa, é o estado do seu revestimento: azulejos soltos ou estufados pedem atenção de um profissional, já que podem denunciar algum tipo de vazamento. Rachaduras, porém, podem ser tapadas com um pouco de massa acrílica (massa corrida não adere a essa superfície).

Antes de pintar, limpe seu azulejo com tíner e preste atenção especial aos rejuntes, que devem ser esfregados com uma escova de dentes. Logo depois, lixe toda a extensão do revestimento para deixá-lo mais uniforme e comece a renovação.

Com a parede preparada, chegou a hora de colocar a mão na massa. Prepare a tinta de acordo com as instruções da embalagem (em geral, a époxi precisa ser diluída) e passe uma primeira demão. É importante passar uma fita crepe grossa nas dobras entre o teto e o chão, para evitar respingos. No caso de azulejos aplicados apenas em meia parede, tome cuidado com a parte que não será pintada e cubra-a, se achar necessário.

Pinte os azulejos com um rolo de lã de cabra – a qualidade desse material é essencial para um acabamento bem-feito. Espere a primeira camada secar, de acordo com as indicações do fabricante (em geral, de 4 a 24 horas), e passe uma segunda demão – caso você tenha escolhido um tom em tinta comum, essa é a hora de utilizá-la.

Leia mais  Projetos devem priorizar detalhes para a instalação e cabeamento de internet e TV

Depois da secagem completa (processo durante o qual você deve evitar respingos de água ou outros líquidos), a sua parede estará pronta – agora em um ambiente mais vivo, bonito e renovado. (Da Redação, com informações da Leroy Merlin)

Comentários