Casa e Acabamento

Como montar uma varanda gourmet incrível, prática e funcional

Como montar uma varanda gourmet incrível, prática e funcional
A mesa de jogos, ao fundo, contribui para o clima de descontração do espaço. A ampla mesa é perfeita para almoços de família. Crédito da foto: Divulgação / Henrique Ribeiro

A varanda gourmet sempre foi um dos espaços mais queridos do lar. Em tempos de isolamento social, o ambiente ganhou ainda mais destaque. Muita gente decidiu montar, reformar ou fazer pequenas melhorias no ambiente para curti-lo ainda mais, ou já deixar tudo prontinho para quando os encontros entre os amigos voltarem ao normal. Os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, com experiência nesse tipo de projeto, contam como algumas características e cuidados importantes podem fazer toda a diferença para o dia a dia.

O que não pode faltar?

Segundo os profissionais, a churrasqueira é um pedido unânime dos moradores na hora de montar ou reformar a varanda. “Não importa o tipo, seja a gás ou a carvão tradicional, os moradores sempre gostam”, diz Bernardo. Mesas de refeições amplas com bancos e cadeiras para abrigar a família também são desejos recorrentes. Para completar, mesas de jogos diversos, TV ou telão, além de um sistema de som para acompanhar o futebol ou uma boa música também estão na lista dos sonhos dos clientes.

Leia mais  Além de elegante e rústica, a madeira de demolição é ecologicamente correta

Tipo de Decoração

Entre os principais estilos, o mais solicitado é o rústico, porém o mix no décor também cai muito bem, trazendo o clima da praia ou da fazenda para a cidade. “Elementos como poltronas, sofás e até mesmo aquela rede preguiçosa para deitar tornam a varanda o lugar mais gostoso da casa”, conta Bernardo.

Revestimentos, móveis e materiais

Para a pia e o balcão, as bancadas de granito ou de materiais sintéticos são as mais recomendadas, por não mancharem com tanta facilidade. Devido à funcionalidade da churrasqueira, com constante exposição à gordura e fuligem, a escolha por revestimentos resistentes e de fácil limpeza é super importante! No caso específico de varandas abertas, com maior risco de apresentar áreas molhadas, o cuidado precisa ser redobrado, portanto investir em pisos antiderrapantes é fundamental para a segurança.

Para as varandas predominam revestimentos e mobiliários mais rústicos, de madeira ou fibra (natural ou sintética). A paleta de cores segue uma linha mais natural em tons terrosos. “Para trazer mais descontração para quem ama cores no décor, a aposta fica por conta de tons de verde, azul, laranja, e tudo que remeta às cores da natureza, água, folhas e flores”, indica Priscila.

Leia mais  Projetos devem priorizar detalhes para a instalação e cabeamento de internet e TV

Melhor aproveitamento

“Gostamos muito das mesas com bancos ao invés de cadeiras. Primeiro, porque podemos encostar na parede e livrar parte da circulação, além de conseguir acomodar mais pessoas. Sempre que o cliente topa, a gente inclui nos nossos projetos”, conta Priscila. Além dessa dica, para quem tem um espaço maior, os arquitetos também indicam criar uma área de estar junto à área de churrasqueira, pois a permanência nesses ambientes é mais prolongada.

Varanda em apartamentos

Para quem mora em prédio, na hora de fazer as alterações na varanda é preciso estar atento. Os profissionais alertam, que em caso de apartamentos, é necessária a aprovação do condomínio em várias situações, tais como a troca de revestimentos externos, o fechamento de vidro, ou a retirada da porta da varanda para a sala, no caso de integração de ambientes.

Leia mais  Projetos devem priorizar detalhes para a instalação e cabeamento de internet e TV

Cuidados

Para que tudo fique perfeito, na hora de montar a varanda gourmet, é preciso verificar as instalações gerais, tais como elétrica, hidráulica e gás para garantir a segurança e conforto. “Tudo deve ser adaptado de acordo com o local para o funcionamento pleno de todos os equipamentos”, conclui Bernardo.

Comentários