Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como melhorar o sinal do roteador de wi-fi?

15 de Setembro de 2019 às 00:01

Como melhorar o sinal do roteador de wi-fi? O alcance de um aparelho convencional é de 30 a 45 metros . Crédito da foto: Divulgação

Normalmente, os roteadores têm um alcance que varia de 30 a 45 metros, suficiente para uma residência não muito grande. Para melhorar a conexão de wi-fi há algumas dicas que podem ser tentadas, conforme orientações do site colaborativo WikiHow.

[irp posts="165129" ]

 

O primeiro passo é remover obstruções ou trocar o aparelho de lugar. Alguns obstáculos são móveis, portas e eletrodomésticos. Posicione o roteador de maneira que se evite bloqueios físicos para o sinal.

Normalmente, as saídas dos cabos condicional o local de instalação, mas existem algumas coisas que podem ser feitas para melhorar o sinal: coloque o aparelho o mais alto possível, em uma localização central; afaste o roteador do modem, se tiver dois aparelhos separados; tente estabelecer uma linha de visão direta entre o roteador e o principal item conectado.

Como o aparelho usa o mesmo canal sem fio que outros itens domésticos, é possível que o sinal dele seja interrompido. Se possível, desligue ou mude os seguintes itens de lugar: telefones sem fio, forno microondas, babás eletrônicas, alarmes de segurança e controles remotos.

Como melhorar o sinal do roteador de wi-fi? Móveis e objetos diversos podem prejudicar a conexão. Crédito da foto: Divulgação

Confira se o roteador está usando o canal de 2.4 GHz. Muitos dispositivos modernos são “dual-band” e suportam o canal principal de 2.4 GHz e a variação menos comum, 5 GHz.

Se for o caso do seu aparelho, verifique se está usando a conexão 2.4 GHz para maximizar o alcance. O canal de 5 GHz normalmente permite downloads maiores e mais rápidos, mas o alcance dele costuma ser equivalente à metade do canal de 2.4 GHz.

Uma opção é o repetidor de wi-fi, que faz exatamente o que o nome indica: repete o sinal para que você possa se conectar a uma distância maior.

Se o seu aparelho já tem alguns anos de uso, é normal que o desempenho caia e não há muito o que fazer. Nesse caso, o melhor é comprar um novo e atualizado.

Galeria

Confira a galeria de fotos