Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como melhorar o sinal do roteador de wi-fi?

05 de Abril de 2020 às 00:01

Como melhorar o sinal do roteador de wi-fi? Aparelho deve ficar em ponto bem localizado da residência. Crédito da foto: Divulgação

Por causa do isolamento devido à pandemia do coronavírus, mais gente passou a usar internet em casa. A conexão via wi-fi pode oscilar, dependendo da qualidade do sinal e outros fatores. É comum que, às vezes, a internet não possa ser utilizada em todos os cômodos da casa.

Algumas dicas são úteis para melhorar a cobertura da sua rede doméstica. O site Canaltech, voltado ao mercado de software, tecnologia, games e entretenimento, listou uma série de recomendações para melhorar o sinal de wi-fi doméstico.

Escolha um local adequado para o seu roteador. O aparelho pode ter ficado em um local isolado, distante dos dispositivos que utilizam sua conexão. Por isso, é preciso analisar qual é o melhor lugar da sua casa para colocar o roteador, que funciona com ondas, como as de rádio.

A rede pode estar funcionando no mesmo canal que a de alguns vizinhos. Isso é ainda mais comum em prédios. Para melhorar a cobertura e menos interferência, você pode escolher o canal que está mais livre. Um dos softwares mais usados para isso é o WiFi Analyzer, para Android. Há também o WiFi Stumbler.

Como melhorar o sinal do roteador de wi-fi? Várias pessoas usando ao mesmo tempo congestionam rede. Crédito da foto: Stan Honda / Arquivo AFP (20/5/2014)

O roteador pode travar por causa do aquecimento. Por isso, reiniciá-lo manualmente com frequência é recomendado. Uma das sugestões é mantê-lo desligado durante períodos que ninguém costuma acessar a internet.

Jogos on-line, streaming de vídeo, programas de download e outras atividades que exigem conexão constante podem comprometer o sinal. Se há várias pessoas que compartilham a mesma rede, é possível que algum aparelho esteja consumindo a maior parte da banda.

Para casas maiores ou com obstáculos, é possível que o alcance esteja prejudicado. Uma maneira de solucionar é a instalação de repetidores de sinal.

Galeria

Confira a galeria de fotos