Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como melhorar a eficiência do chuveiro elétrico?

15 de Novembro de 2020 às 00:01

Como melhorar a eficiência do chuveiro elétrico? Em dias mais quentes, o ideal é usar o chuveiro na função verão. Gasta 30% a menos de energia. Crédito da foto: Divulgação

O chuveiro elétrico é sem dúvida um aparelho que consome uma grande quantidade de energia. Mas tem algumas medidas que podem fazer seu banho se tornar menos caro ao final do mês.

Todo equipamento possui uma etiqueta emitida pelo Procel, que indica o quanto ele gasta de energia. Aconselha-se sempre tentar usar categorias mais econômicas como as do tipo A, B ou C. Estamos em um país tropical, no qual não precise que as águas cheguem em altas temperaturas, logo esses tipos são mais que suficientes.

O banho precisa ser rápido e eficiente. Deixe para escovar os dentes, se depilar, cantar ou qualquer outra coisa que não seja se lavar para outro ambiente. O tempo ideal para um banho é de 8 minutos. Desligar e ligar o chuveiro enquanto se ensaboa, também é uma ótima ideia para economia de água e energia.

Posição verão

Tente ao máximo usar seu chuveiro na função verão, ela gasta 30% a menos que a função inverno. Caso seu chuveiro seja eletrônico, não exagere na temperatura. Quanto mais quente você colocar mais caro ficará sua conta de energia, além dos problemas que águas muito quentes podem causar ao organismo. Por fim, lembre-se de mudar essa chave apenas com o chuveiro desligado e sem seu corpo estar molhado, para evitar qualquer tipo de acidente.

Faça sempre manutenção nos chuveiros e na rede elétrica. Nos chuveiros limpe regularmente as bocas de saída de água, para que a mesma possa circular com facilidade. Na parte elétrica faça sempre a manutenção de aperto dos disjuntores, isso pode economizar um bom dinheiro no final do mês. Tente sempre tomar banho em horários nos quais outros equipamentos não estejam ligados para não sobrecarregar sua rede elétrica. (Da Redação)