Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como limpar rejunte e recuperar a beleza do revestimento?

07 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Como limpar rejunte e recuperar a beleza do revestimento? Muita gente pensa que limpar rejunte requer um esforço mais pesado. Crédito da foto: Divulgação / Leroy Merlin

Já parou para pensar em quantas vezes você limpou o rejunte do seu revestimento? Quando o rejunte começa a ficar impregnado de sujeira, amarelado ou mofado, é sinal de que ele anda há algum tempo sem passar por uma boa limpeza. Ou que a limpeza não foi realizada de forma correta.

Se você já tentou de tudo para limpar o espaço entre os revestimentos - e o encardido continua lá, estragando a sua decoração - ,vamos te mostrar como limpar rejunte. E sabendo que cada ambiente da casa fica exposto a um tipo de sujeira diferente, separamos as situações mais comuns que podem estragar a aparência do rejunte e ensinamos a deixá-lo com aparência de novo.

Muita gente pensa que limpar rejunte requer um esforço mais pesado, que significa ficar horas esfregando o revestimento com escovinhas e produtos abrasivos. Mas não precisa ser assim, já que alguns produtos para limpar rejunte, ou mesmo receitas caseiras, podem te ajudar a tirar a sujeira com facilidade. O vinagre e o bicarbonato de sódio, por exemplo, são dois aliados caseiros multifuncionais - tente mantê-los na sua despensa, pois essa não é a única dica que envolve esses dois.

Com vinagre

No caso do vinagre, aplique uma quantidade generosa do produto direto no rejunte, deixe agir por 20 minutos e esfregue um pouco. Enxágue bem com água e pronto! É importante não deixar o vinagre secar, pois isso pode deixar o seu piso manchado.

Com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é outro produto que todo mundo tem em casa e é perfeito para limpar rejunte. A vantagem é que ele não exige um tempo de pausa. Se essa for a sua opção, misture o produto com água e passe no rejunte com uma escovinha, da mesma forma como você faria com um produto de limpeza comum. Enxágue imediatamente. Em casos mais extremos, misture ao bicarbonato de sódio um pouco de água oxigenada, a mesma utilizada para machucados.

Esses truques de como limpar rejunte são extremamente eficientes e podem ser aplicados com facilidade no dia a dia. Mas, cuidado! Alguns pisos exigem processos especiais e podem ser danificados com um produto muito abrasivo. É o caso do porcelanato, que tem uma grande propensão a manchas e arranhões.

Utilize uma escovinha própria para limpeza de rejunte, pequena e com cerdas mais duras. Vale lembrar que produtos químicos, como água sanitária, acetona ou soda cáustica, além de serem perigosos de manusear, também podem manchar o piso.

Rejunte encardido

Você deixou a limpeza periódica para depois e agora não sabe como limpar rejunte encardido? O vinagre de álcool aplicado diretamente no rejunte vai ajudar a remover o encardido. O alvejante de limão, potente para o clareamento de superfícies com sujeira antiga, também pode ser usado para limpar o rejunte encardido. Assim como o vinagre, é só depositar o produto e deixar secar ao natural.

Uma forma bastante potente de limpar rejunte muito sujo é fazer uma mistura de bicarbonato com vinagre. Passe com uma escovinha e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com um pano úmido.

Rejunte de banheiro

Por ser um ambiente exposto a muita umidade, o banheiro é o cômodo que mais requer uma manutenção constante no rejunte. Uma receita que mistura bicarbonato de sódio e água oxigenada 10 volumes (aquela usada nos machucados), vai ajudar você a limpar o rejunte branco encardido de banheiro e deixá-lo como novo.

Para facilitar a aplicação, use um borrifador. Para fazer a misturinha, utilize duas partes de água oxigenada para uma de bicarbonato. Aplique-a no rejunte com tempo de pausa de 5 minutos. Esfregue com uma escovinha e retire a mistura com a ajuda de um pano seco.

Os alvejantes oxigenados (aqueles que tiram manchas de roupas brancas) vêm sendo utilizados também para deixar o rejunte branquinho. A proporção da mistura é igual à da receita de bicarbonato com água oxigenada, só que nesse caso é feita com água quente e tempo de pausa de 20 minutos. (Fonte: Leroy Merlin)