Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saiba como limpar os rejuntes dos azulejos

19 de Julho de 2020 às 00:01

Como limpar os rejuntes dos azulejos? Umidade provoca bolor entre os azulejos, principalmente no banheiro e cozinha. Crédito da foto: Divulgação

Rejuntes claros de azulejos costumam ficar sujos por causa de excesso de umidade ou acúmulo de sujeira. O problema é mais comum em banheiros, áreas de serviço e cozinhas. Como os rejuntes ficam escuros, causam um mau aspecto.

De acordo com o blog da Telhanorte, a melhor forma de começar a eliminar o encardido do rejunte é usando água e uma escova com cerdas duras (pode ser até escova de dentes). Pulverize água morna no rejunte e esfregue com movimentos circulares, deixando secar e repetindo conforme a necessidade.

Para sujeiras mais pesadas e manchas leves, a água morna pode não ser suficiente. Por isso, use uma solução caseira confiável e efetiva: o mix de vinagre e água. Deixe a mistura agir por cinco minutos e limpe em seguida, com a ajuda de uma escova.

Combinação

Para um resultado ainda melhor, combine a estratégia com uma pasta feita com a mistura de bicarbonato de sódio e água e, em seguida, pulverize a solução de vinagre e água, recomenda o blog. Logo que a mistura pare de espumar, esfregue o rejunte com uma escova e enxague com água.

Quando o rejunte acumular manchas mais profundas, com um aspecto amarelado, a água sanitária pode ser uma boa opção de limpeza, capaz de deixar o acabamento branco novamente. Abra bem as janelas do ambiente antes de utilizar a solução, para garantir a ventilação, e aplique-a sobre o rejunte e o azulejo manchado. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água limpa.

Como limpar os rejuntes dos azulejos? Uma pequena escova ajuda a retirar a sujeira acumulada. Crédito da foto: Divulgação

A gordura acumulada nos rejuntes, principalmente em cozinhas e banheiros, pode ser um problema difícil de resolver. O cloro é uma alternativa de limpeza, mas deve ser usado com moderação, alerta a rede de lojas de material de construção. Por ter características cáusticas, o cloro pode corroer o rejunte a médio prazo e o que poderia ser uma solução útil pode acabar se tornando um problema ainda maior.

Bolor, mofo ou limo

Para bolor, mofo ou limo, há duas dicas de limpeza alternativas específicas para esse tipo de problema: água oxigenada ou vinagre puro. A aplicação de água oxigenada pode ser feita diretamente no rejunte, com a solução pura, ou em uma mistura com bicarbonato de sódio. O vinagre é uma solução bastante eficaz para eliminar o mofo. Pode-se utilizá-lo puro, sem diluir na água, e deixar agir por bastante tempo, por cerca de uma hora.

[irp posts="270186" ]

 

Uma sugestão é fazer testes em pequenas partes, para depois repetir a aplicação numa área maior, a fim de ter o melhor resultado.

Galeria

Confira a galeria de fotos