Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como limpar o aparelho de ar-condicionado em casa

07 de Março de 2021 às 00:01

Como limpar o ar condicionado em casa Ambiente climatizado sem manutenção periódica pode causar enxaquecas, alergias e irritações nasais. Crédito da foto: Divulgação

Com o clima brasileiro cada vez mais quente e o aparelho sendo cada vez mais acessível, a quantidade de lares que possuem ar condicionado cresce cada vez mais. No início do século 20, o ar condicionado era instalado em comércios e indústrias, já que ainda era um investimento muito alto para ser instalado em residências. Foi a partir de 1960 que os sistemas de ar condicionado invadiram as casas e as vendas aumentaram. Quanto mais popular o aparelho foi se tornando, mais baixo seu preço passou a ser.

É normal que os moradores pensem na manutenção do ar condicionado apenas quando ele apresenta algum problema, porém a manutenção preventiva do aparelho deve ser realizada com frequência. Segundo Derek Paiva Dias, gerente de serviços da PoloAr Ar Condicionado, a falta de manutenção dos condicionadores de ar pode causar transtornos. “Alguns dos problemas que a falta de manutenção no ar condicionado causam são: consumo de energia elevado e ineficiência de resfriamento. Um ambiente climatizado sem manutenção periódica pode causar enxaquecas, alergias e irritações nasais”, alerta. Por esses e outros motivos, a manutenção dos condicionadores de ar aumenta a vida útil do equipamento e preserva a saúde das pessoas que utilizam o aparelho.

A limpeza que deve ser feita pelo morador é a lavagem dos filtros e a higienização da carenagem do evaporador, que é a unidade interna do aparelho. “Os filtros devem ser lavados com água corrente e a carenagem deve ser higienizada com um pano úmido”, ensina Derek. A frequência indicada para esse tipo de manutenção é mensal em empresas e trimestral em residências.

O especialista aconselha que “a limpeza preventiva deve ser feita por um profissional credenciado pelo fabricante do aparelho, que identificará o tipo de manutenção necessária para cada caso”. Todos os informativos importantes sobre a manutenção se encontram no manual do proprietário. A manutenção residencial deve ser feita uma vez ao ano e a comercial a cada seis meses.

Para uma limpeza eficiente, pode-se seguir um simples passo a passo, atentando-se aos detalhes para que tudo seja feito com segurança: desligue o aparelho de ar condicionado desconectando da energia; remova o filtro e a tampa da frente (caso seja necessário) para ter acesso à bobina; aplique um produto de limpeza específico para esse uso. Esses produtos servem para remover sujeiras acumuladas e odores de fumaça de cigarro por exemplo; tome cuidado na hora da limpeza para que apenas as bobinas entrem em contato com os produtos, mantenha longe de fios e outras peças; limpe cuidadosamente as lâminas da ventoinha para retirar a poeira que se acumula nesse local; limpe o filtro com água corrente; ponha o filtro e a tampa do ar condicionado de volta; ligue o aparelho na energia após no mínimo 10 minutos.

Contratar um profissional

Contratar um profissional credenciado é essencial na hora de fazer a limpeza do aparelho porque o mesmo possui treinamento específico de acordo com o fabricante. O fato de o profissional ser treinado garante que ele identifique a real necessidade da limpeza e dá a garantia do serviço de manutenção, que é mais complexo e exige conhecimento técnico.

Existem diversos benefícios que caminham junto com a manutenção preventiva dos condicionadores de ar. A prevenção de problemas é algo que reflete diretamente no tempo de vida útil do aparelho. Outro grande benefício é o cuidado com a saúde daqueles que usufruem do aparelho, já que a poeira acumulada no ar condicionado pode acarretar acúmulo de fungos e bactérias que podem causar alergias, dores de cabeça e ressecamento de pele.

É preciso lembrar também que um ar condicionado sujo força ainda mais o compressor para resfriar o local, gerando mais gasto de energia. Por todos esses benefícios, a limpeza e a manutenção dos condicionadores de ar é um ato muito importante dentro dos lares.

Mantendo todos os cuidados e seguindo as dicas do gerente da PoloAr é possível aumentar o tempo de vida do aparelho, e melhorar a qualidade de vida dos moradores que cada vez mais adquirem esse aparelho dentro dos seus lares. (Da Redação)