Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como limpar estofados e com qual frequência?

09 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Como limpar estofados e com qual frequência? Limpeza mais simples, uma vez por semana, deve ser feita com pano úmido e escova. Crédito da foto: Divulgação

O sofá é um móvel que dura bastante tempo e não trocamos com frequência. Por isso, é preciso mantê-lo sempre em bom estado. Cuidados e a limpeza periódica são essenciais.

O site de decoração Tua Casa e a marca Dona Resolve listaram uma série de recomendações para a melhor conservação dos sofás.

É recomendável limpá-lo semanalmente, com um pano úmido ou escova, dependendo do material do revestimento. Para limpezas pesadas, recomenda-se o intervalo de um ano e, se possível, chamar uma empresa especializada.

Entre algumas dicas práticas para aumentar a durabilidade e manter o sofá livre da sujeira estão a de usar lenços umedecidos de imediato, quando cai algo que pode manchar; e colocar suportes nos braços do móvel, para copos, celulares ou outros objetos. Com os suportes também se evita o desgaste prematuro dessa parte do sofá.

A poeira é retirada de maneira mais eficiente com aspirador, principalmente nos vãos entre o assento e o encosto. Para revestimentos em tecido, o mais indicado é passar um pano limpo umedecido com a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Depois deixar secar naturalmente.

Em couro ou courino, use um pano úmido com solução de água e detergente neutro. Para conservá-lo, aplique silicone líquido com uma flanela. É recomendável repetir o processo a cada três meses para manter a hidratação. O couro natural é mais delicado e é preciso cuidado com produtos químicos, para não manchar.

O revestimento de camurça requer bastante cuidado. Deve-se usar um pano umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira, acrescentar detergente neutro.

Como limpar estofados e com qual frequência? Aspirador de pó é essencial: tira também pelos de animais. Crédito da foto: Divulgação

Para quem tem animais em casa, os pelos devem ser retirados com aspirador. Além disso, uma fita adesiva ajuda na tarefa, enrolando um pedaço na mão e esfregando a parte pegajosa no sofá.

Em caso de acidente com alimentos ou líquidos, a limpeza deve ser feita imediatamente. Uma solução de um litro de água para meio copo de vinagre branco, duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e detergente neutro ajuda a tirar manchas mais leves. É preciso esfregar com uma escova, só na parte da mancha, para não espalhar. Depois, um pano úmido e outro seco. Se a mancha for de lago mais difícil de sair, procure uma empresa do ramo.

Especialistas não recomendam usar sabão em pó nem produtos que tenham cloro. Pode-se usar produtos específicos para limpar estofados e é sempre recomendável verificar a etiqueta do sofá, que indica o melhor modo de limpá-lo.

Galeria

Confira a galeria de fotos