Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como limpar corretamente pisos laminados no dia a dia?

01 de Setembro de 2019 às 06:51

Como limpar corretamente pisos laminados? Deve-se evitar vassouras plásticas e produtos químicos. Crédito da foto: Divulgação

O piso laminado é um dos mais bonitos e práticos. Mas também é sensível e delicado, por isso precisa de cuidados especiais na hora da limpeza comum, do dia a dia, e para a retirada de pequenas manchas, causadas por diferentes materiais. A equipe do blog da Leroy Merlin fez uma lista de recomendações para que o piso laminado seja conservado da melhor maneira.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana, especialmente porque o piso é sensível e costuma juntar sujeira com facilidade. Para as manutenção do dia a dia, o ideal é usar um aspirador de pó, porque uma vassoura pode apenas levantar a poeira, sem efetivamente retirá-la. Se você só tiver a opção da vassoura, prefira aquelas que possuem cerdas de pelo, porque as de piaçava, de cerdas plásticas, podem arranhar o piso e até mesmo danificá-lo.

Alguns erros são cometidos sem que seja possível revertê-los depois. Para começar, jamais despeje água na superfície. Isso pode alterar a aparência original e ainda estufar o piso. Evite ainda panos encharcados, porque o problema será o mesmo. Jamais passe silicone ou qualquer outro produto semelhante nem use elementos abrasivos, porque isso pode gerar arranhões. Lixas, enceradeiras e esponjas de aço também devem ser evitadas. Bicarbonato de sódio não é indicado, porque a substância vai deixar o piso esbranquiçado.

Como limpar corretamente pisos laminados? Um piso bem conservado fica bonito e dura por mais tempo. Crédito da foto: Divulgação

A melhor maneira de limpar o piso laminado é com uma solução de detergente neutro e água. A proporção ideal é de uma colher de sopa de detergente para cada quatro litros de água, de forma a ficar bem diluído. Mergulhe um pano comum ou de microfibra na solução e torça bem, até o tecido ficar apenas úmido, não molhado. Passe por todo o piso (no sentido da régua) e deixe secar.

Se preferir, você pode usar um outro pano seco para ajudar na secagem, mas lembre-se de apenas pisar no laminado depois que todos os resíduos de água e produtos tenham saído. Se você tem animais ou pessoas alérgicas em casa, vale ainda usar uma segunda mistura, feita de três colheres de sopa de vinagre de vinho branco com um litro de água. Passe pelo piso da mesma forma e espere secar.

Galeria

Confira a galeria de fotos