Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como evitar danos nos aparelhos eletroeletrônicos durante temporais?

20 de Dezembro de 2020 às 00:01

Como evitar danos nos aparelhos eletroeletrônicos durante temporais? Sempre que possível, é melhor deixar os aparelhos desligados quando ocorrer tempestades. Crédito da foto: Divulgação

Com a chegada do verão, é preciso ficar atento ao início da temporada de chuvas no Brasil, que se estende até o final da estação, em março. Os fortes ventos e as tempestades carregadas de descargas atmosféricas, ou seja, de raios, trazem riscos para as residências e estabelecimentos comerciais, e os consumidores precisam tomar cuidados para evitar danos aos seus equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

Esses temporais são a principal causa para as solicitações de ressarcimento por danos elétricos em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos dos consumidores das empresas distribuidoras de energia. No entanto, é importante ressaltar que os danos em equipamentos eletroeletrônicos não são, necessariamente, causados por distúrbios na rede de energia. Existem outros fatores, tais como o tempo de vida útil do equipamento, má utilização do equipamento, situações climáticas adversas que podem afetar cabos de telefonia e televisão ou até mesmo diretamente as unidades consumidoras.

Pelas regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor só terá direito à indenização quando for comprovado que uma falha na rede de distribuição realmente foi a responsável pelos danos aos equipamentos.

Dicas

* Não use aparelhos elétricos e eletrodomésticos durante as tempestades elétricas, nem com as mãos ou os pés molhados.

* Não mude a chave de temperatura do chuveiro se ele estiver ligado. Tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos indica que existe um problema de aterramento.

* Não mexa no interior dos televisores e opte por mantê-los desligados durante as tempestades, assim como outros equipamentos eletrônicos.

* Evite falar ao telefone, pois uma descarga atmosférica também pode entrar pela rede de dados.

* Não realize trabalhos externos como instalar ou mexer em antenas e calhas, por exemplo, especialmente em locais elevados.

* Se algum cabo romper, ninguém deve se aproximar. A CPFL e/ou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente para interditar a área e resolver a situação.

* Em caso de inundação, se a água atingir as tomadas, o melhor é desligar os disjuntores para evitar que a corrente de energia passe pela água. Caso a água ameace atingir a caixa do medidor, o cliente deve contatar a CPFL para que seja desligada a energia do local. (Da Redação, com informações da assessoria de imprensa da CPFL Energia)