Casa e Acabamento

Como escolher poltrona para a sala de estar?

Como escolher poltrona para a sala de estar?
Poltronas Camila são leves, confortáveis e podem ser usados em dupla, com sofás. Crédito da foto: Divulgação Sierra Móveis Gabriel

Protagonistas ou coadjuvantes, as poltronas são indispensáveis na sala de estar. O móvel é versátil e pode ser encontrado em diversos formatos, tamanhos e materiais. Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, observa que na hora de escolher a poltrona correta para sua casa, é importante prestar atenção em alguns detalhes, como o uso que ela terá e o espaço que irá ocupar.

A sala de estar é o melhor cômodo para uso de poltronas. “É importante ter em mente as medidas, tanto do local quanto dos demais móveis que compõe o ambiente, para definir exatamente quais as dimensões possíveis para a poltrona”, aponta Gisele. Um móvel mal colocado pode comprometer a circulação, por exemplo, ou deixar tudo muito tumultuado. O modelo deve levar em conta o estilo do projeto e a funcionalidade. “Há sempre de se considerar também a possibilidade de acrescentar um pufe ou banqueta à frente da poltrona, para esticar as pernas”, diz.

Leia mais  Revestimentos 3D trazem volume e efeitos

As poltronas devem estar em harmonia com o sofá, mas isso não quer dizer que devam seguir o mesmo modelo ou acabamento. Entretanto, é possível seguir algumas regras. Sofás mais robustos, por exemplo, que são próximos ao chão, pedem por poltronas mais leves, para balancear o décor. “Considerar todo o conjunto é importante na hora da composição. Pensar não somente no sofá, mas nas cores da parede e piso, tapete, cortinas e demais mobiliários”, explica Gisele. Cores, estampas e texturas são ótimas pedidas para projetos arrojados, conferindo uma identidade única. Para os mais clássicos, o ideal é optar por poltronas com tecidos sóbrios e ousar apenas nos detalhes, como almofadas.

Como escolher poltrona para a sala de estar?
Conforto é essencial: modelo Polo e a banqueta Squash. Crédito da foto: Divulgação Sierra Móveis Gabriel

A disposição da poltrona deve levar em conta o tamanho do ambiente. Espaços amplos podem receber uma dupla de poltronas, mais discretas e perpendiculares ao sofá. “Em apartamentos pequenos, capriche no modelo, pois ela será a estrela do ambiente”, aconselha Gisele.

Tecidos naturais são mais confortáveis, porém exigem maior cuidado e desgastam mais rapidamente. Porém, com a evolução da tecnologia dos tecidos, até mesmo os sintéticos ganharam um toque mais suave.

Leia mais  Subway tiles: azulejos de metrôs americanos para dentro de casa

As densidades de espuma podem variar bastante. “Geralmente, o encosto da poltrona recebe uma espuma de densidade menor, pois sofre menos pressão do que o assento”, explica Gisele.

Para as sessões de cinema em casa, conforto é primordial. Poltronas grandes e mais robustas, com opções de ajustes para braço, encosto e pernas, são ideias para assistir filmes e séries. (Da Redação)

Comentários